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quarta-feira, setembro 01, 2010

BIOQUÍMICA >> Prof.: MARIA CELESTE CAMPELLO DINIZ

Cadeia respiratória:
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Cadeia respiratória:
É o conjunto de substancias que esta presente nas cristas da membrana interna da mitocôndria, ocorrendo então reações suscitavas de oxido redução, fornecendo a energia necessária para a síntese do ATP (adenosina tri-fosfato), ocorrendo também a formação de H2O.
o Na mitocôndria ocorre a combustão enzimática:
Substância + O2  CO2 + H2O + energia
ATP: armazena energia entre as ligações de fosfato da adenosina tri-fosfato.

A cadeia respiratória fornece energia necessária para a transformação de AMP em ADP e este em ATP.
Dieta  nutrientes  H2 O2  respiração
 
doa elétrons recebe elétrons
H2 + ½ H2O  H2O + 57 Kcal
o Esta energia não pode ser liberada de uma só vez, pois isto destruiria a mitocôndria e ate mesmo a célula, pois produz grande quantidade de calor.
o Esta energia é usada para a formação de ATP, onde a energia é liberada gradativamente.
• Substâncias com valores intermediários entre o H2 e o O2.
o NAD (nicotinamida adenina dinucleotideo) forma oxidada, forma reduzida NADH2
o FAD (flavina adenina dinucleotideo) forma oxidada, forma reduzida FADH2
o FMN (flavina mononucleotideo) forma oxidada, forma reduzida FMNH2
o COQ (coenzima Q) forma oxidada, forma reduzida COQH2
o Citocromos A, B, C apenas incorpora os elétrons do H.

o Cadeia respiratória acionadas a nível NAD produz três ATPs.
o Cadeia respiratória acionadas a nível FAD produz dois ATPs.
o Fosforilação oxidativa = cadeia respiratória.
o Para cada cadeia respiratória tem-se ½ O2 consumidos.
Desidrogenases: retiram de H2 diferentes substratos, transferindo para os NAD, reduzindo-os para NADH, mesmo processo ocorre de FAD para FADH2 e assim por diante.
ATPsintetase: catalisam o processo de ADT + P, originando assim o ATP.
Quanto maior a quantidade de ATP formado menor a velocidade com que ocorre a cadeia respiratória.
Quanto menor a quantidade de ATP formado maior a velocidade com que ocorre a cadeia respiratória.
o Inibidores: substancias que paralisam o fluxo de elétrons na cadeia respiratória, são irreversíveis podendo levar a mitocôndria à morte. Ex: CO, cianureto.
o Aceptores: substancias que desviam o fluxo de elétrons na cadeia respiratória, mas não paralisam a cadeia respiratória, diminuindo a velocidade. Ex: azul de metileno.
Desacopladores: substancias que vão bloquear ou inibir a síntese de ATP, sem paralisar o fluxo de elétrons. Ex: tiroxina(T4).
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NORMAS E TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS


NORMAS E TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Monografia é um trabalho de investigação cientifica e crítico sobre os conhecimentos existentes sejam eles já publicados ou não. É formada por um conjunto de atividades integradas, com uma unidade metodológica, visando alcançar determinados objetivos claramente definidos.
Mónos significa um só e graphein que significa escrever, ou seja, dissertação sobre um único assunto ou tema. Monografia sugere especificação, isto é, abordar um determinado assunto, ou abordagem de um problema específico.

Para se fazer uma monografia, é preciso seguir normas ou padrões, que podem ser fornecidos pela Instituição solicitante, pelo Professor – Orientador do tema em foco, e, em caso de não haver estas normas por escrito, pode –se também consultar algumas das bibliografias sobre este assunto sugeridas no final deste artigo, bem como é essencial conhecer as Normas para trabalhos acadêmicos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) www.abnt.org.br

Definir o que se vai estudar; rever a literatura existente e outras fontes de consulta a respeito do assunto ou tema em questão;
Justificar, isto é, estar claro o porquê estudar e aprofundar aquele assunto, que novas abordagens se propõem fazer;
Metodologia aplicada, isto é, a maneira como se pretende desenvolver a monografia ou a tese;
Conclusões – que conclusões foram encontradas, e ou sugestões de prosseguimento.

É preciso ter disposição, entusiasmo, motivação para se fazer um bom trabalho científico, pois uma monografia exige pesquisa e investigação do interessado, no que se refere ao tema do qual o autor pretende tratar.
Ter disponibilidade para procurar fazer o melhor, em dar uma contribuição pessoal à classe a qual pertence e à sociedade, é uma atitude fundamental para aquele que pretende escrever uma boa monografia.
É importante cuidar da correção gramatical, em redigir com simplicidade, falar e escrever em linguagem direta e sem rodeios, resultando em uma exposição precisa, clara, objetiva, de fácil entendimento para todos.

O tema de uma monografia é livre, podendo ter como eixo orientador assuntos que foram focalizados durante o curso, onde o aluno deseja aprofundar em sua investigação, isto para o caso de monografias exigidas por instituições educacionais.
Em geral elaboram-se monografias e teses para Trabalhos de Conclusão de Curso, objetivando propiciar aos alunos do curso em questão, oportunidades para demonstrar o grau de habilitação adquirido, o nível de conhecimento e aprofundamento temático, estimulando a produção científica, propiciando a consulta e leitura de bibliografia especializada. De outro lado objetiva o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica do aluno, aprimorando sua competência, preparando-o para o mercado competitivo e tornando-o mais apto para o exercício profissional.


Ao redigir o texto é recomendado não utilizar a primeira pessoa, a linguagem deve ser clara e expositiva, inclusive no desenvolvimento do texto, onde se apresenta o pensamento do autor sobre o assunto, a opinião emitida deve ter sempre um caráter geral.
Escrever de maneira impessoal, preferindo palavras simples, usando frases curtas, sendo simples e direto é de grande importância numa monografia.
Escrever em português correto, nas dúvidas consultar o dicionário, e, quando possível solicitar a uma outra pessoa para fazer as revisões necessárias e comentar. Ler o que foi escrito e quando necessário, reescrever.

No caso de aluno, nas conclusões ele poderá também informar como o projeto de sua monografia contribuiu para a sua formação pessoal e profissional e como os conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação facilitaram a elaboração da mesma.

Em casos de trabalhos de monografias com finalidade escolar, é solicitado que o aluno tenha em mente o assunto sobre o qual deseja dissertar, fazendo primeiramente um projeto do tema de sua monografia. Este projeto deverá ser discutido com o professor orientador, para que este o analise e esclareça as dúvidas com o aluno, dê as orientações básicas e aprove o mesmo. Este projeto inicial poderá sofrer alterações com o decorrer do tempo da elaboração da monografia.

Em geral a estrutura deste projeto inicial de monografia compõe-se de:
Folha de rosto ; dados gerais de identificação do aluno; o tema proposto; formulação do problema a ser investigado, isto é, porque quer desenvolver este tema, expondo a justificativa de maneira clara; os objetivos geral e específicos bem definidos, a metodologia de trabalho a ser utilizada e o cronograma a cumprir.

Fazer um resumo do que está pesquisando, ou enquanto estiver fazendo a leitura de um livro facilita muito. E toda vez que encontrar uma informação ou idéia que for de interesse ao tema em estudo, deve-se anotar a mesma em um caderno reservado para tal finalidade.

Uma monografia ou tese deve ser apresentada, seguindo alguns critérios:
Antes de iniciar a digitação da monografia ou da tese, fazer o planejamento no Programa Word®, ou similar, estabelecendo os padrões principais, tais como: tipo de fonte, tamanho do corpo da letra, margens, entrada de parágrafos e espaços entre parágrafos, etc.

A monografia deve ser digitada e encadernada. A encadernação pode ser feita com uma capa simples, utilizando-se de garras em espiral. Em geral quando se faz teses usa-se encadernar com capa dura.
A tinta deve ser preferencialmente de cor preta, mas admite-se colocar cores como cinza, amarela, verde, azul, em especial quando se faz uso de tabelas, quadros, molduras de gráficos, etc.

Para a formatação de monografias ou teses, sugere-se utilizar fonte tamanho 12 ou 14, fonte Times New Roman, ou Arial , tamanho do corpo 12 , com espaçamento 1,5 cm.
O papel deve ser em formato A4, sendo o espaço entre uma linha e outra entre 1,5 cm ou 2,0 cm.
As margens utilizadas são: 2,0 cm inferior, 3,0 com superior, 2,0 cm direita e 3,0 esquerda.

Capa: Contendo dados da Instituição Acadêmica; o nome do autor; título e, se houver, subtítulo; cidade e ano. O titulo deve ser curto, específico, sem fórmulas de qualquer espécie.
Folha de rosto: Incluindo o nome do autor; título e, se houver, subtítulo; nota de apresentação e nome do orientador; cidade e ano.
Errata: Quando extremamente necessária, é apresentada em papel avulso ou encartada no trabalho já encadernado.

Folha de aprovação: Nome do autor; título e, se houver, subtítulo; nota de apresentação ; composição da banca examinadora; cidade e ano.
Dedicatória: Se houver, pode-se dedicar a monografia a uma ou várias pessoas. É comum dedicar à família, amigos, professores, mas deve-se evitar dedicar o trabalho a um número exagerado de pessoas. Texto no canto inferior direito da página.
Agradecimentos e Prefácio: Incluir, caso seja necessário. Texto na parte inferior da página.
Epígrafe: Pode-se também usar esta página para escrever uma frase, um pensamento, um poema, caso o autor ache conveniente colocar em lugar da dedicatória. Texto alinhado à direita e na metade da página, seguido da indicação da autoria.

Resumo e palavras-chave em português e em língua estrangeira: Que substitui o prefácio dos livros tradicionais e fornece uma idéia geral do conteúdo da monografia ou tese. Este breve resumo admite no máximo 20 linhas de texto ou máximo de 250 palavras Texto sem recuo de parágrafo, em bloco único. Espaço simples de entrelinhas. Palavras-chave: Aproximadamente cinco.

Índice completo e Sumário: O índice é útil para facilitar a leitura e recorrer a página citada com maior facilidade, compõe-se de todos os capítulos e seus sub capítulos, e o sumário serve para enumerar as partes principais, indicando as páginas iniciais dos capítulos e as partes em anexo. Este item é dispensável no caso de monografias com menos de 100 páginas. Não constam no sumário as partes que o antecedem.
Até aqui não se deve numerar as páginas.
Contam-se todas as páginas digitadas, exceto a capa, sendo que a numeração (com tamanho 11 no canto superior direito) nas páginas começa a aparecer a partir da introdução.

Introdução: É quando se introduz o tema proposto pelo autor para dar a quem vai ler a idéia do assunto sobre o qual se vai focalizar, mostrando o objetivo principal da monografia ou tese. Esta introdução ao tema proposto deve conter uma apresentação clara, os objetivos e a importância do trabalho realizado. Para facilitar a introdução responder as perguntas: de que assunto trata a sua monografia, porque acha importante tratar este assunto, qual é o seu objetivo e o que pretende defender nesta dissertação.
Justificativa: Por quê da escolha do tema da monografia, isto é porque é importante abordar aquele tema. Consiste em justificar e definir o problema em foco.

Desenvolvimento do tema (corpo do trabalho): Visa expor o assunto, mostrar a maneira como pensa sobre o mesmo, fazendo as proposições,considerações, concordando ou não com outros autores, ou expondo uma nova teoria. Esta parte pode ser dividida em capítulos.
Conclusões e Sugestões, ou Recomendações: Correspondem à parte final, onde ocorre a síntese das ideias propostas no corpo do trabalho, isto é, as teorias, considerações, sugestões propostas quanto aos principais assuntos tratados.

Referências Bibliográficas: São as fontes de pesquisa consultadas para a elaborar a monografia, tais como: livros, sites, jornais ou revistas, separatas,outras fontes de informação, isto é, qual foi o material de consulta utilizado no trabalho. As referências bibliográficas devem estar em ordem alfabética, seguir as normas técnicas da ABNT.
Pode-se incluir também lista de figuras, lista de tabelas, lista de quadros, siglas e abreviaturas, caso necessário.
Glossário: Deve constar quando o autor julgar importante a definição da terminologia utilizada no corpo do trabalho.


Anexos e apêndices: São colocados quando necessários. Alguns textos e outros materiais de autoria do autor, instrumentos da pesquisa de campo, roteiros, questionários, tabelas longas, outras tabelas e gráficos que poderão servir como fontes de consulta para o leitor. As tabelas e gráficos também podem ser colocados junto dos assuntos tratados, quando são considerados pelo autor como facilitadores para a clareza da exposição no corpo do trabalho. Os Apêndices representam textos ou documentos elaborados pelo autor. Os anexos são textos ou documentos não elaborados pelo autor.
Capa final (Contra capa): Pode-se colocar uma ou duas páginas em branco antes da contra capa.

Anatomia humana é o campo da biologia que através da dissecação e aplicação de outras técnicas, estuda as grandes estruturas e sistemas do corpo human




Anatomia humana é o campo da biologia que através da dissecação e aplicação de outras técnicas, estuda as grandes estruturas e sistemas do corpo humano, revelando sua organização. Pode ser dividida em duas disciplinas: a anatomia setorial, regional, ou topográfica do corpo humano e a anatomia sistemática descritiva.

Anatomia setorial → divide a estrutura corpórea em grupos: cabeça e pescoço, membro superior, tórax e abdômen, coluna vertebral, pelve e períneo e membro inferior.

Anatomia sistemática → divide a estrutura corpórea em sistemas: cardiovascular, digestório, endócrino, imunológico, tegumentar, linfático, muscular, nervosos, reprodutor, respiratório, ósseo e excretor.

A análise setorial anatômica consiste no conhecimento da exatidão das formas, da posição, tamanho e relação entre as demais estruturas.

Do ponto de vista morfológico trata-se de uma ciência com interesse em descobrir as origens e causas que levam à formação humana, com fundamento aos conhecimentos de embriologia, biologia evolutiva, fisiologia e histologia.

segunda-feira, agosto 30, 2010

Diciplinas e professores

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM - Prof. VERA LUCIA FERREIRA DA ROCHA

BIOLOGIA CELULAR/EMBRIOLOGIA /HISTOLOGIA - Prof. LENIZE MARIA WANDERLEY SANTOS

BIOQUÍMICA - Prof. MARIA CELESTE CAMPELLO DINIZ

COMUNICAÇÃO - Prof. MARIA DO SOCORRO ALÉCIO BARBOSA

ANATOMIA I - Prof. DANIELE GONÇALVES BEZERRA

A INSERÇÃO DO ALUNO NA UNIVERSIDADE E NOS SISTEMAS - Prof. VERA LUCIA FERREIRA DA ROCHA

METODOLOGIA CIENTÍFICA - Prof. VALERIA PEDROSA DE LIMA

SEMINÁRIO INTEGRADO: PROCESSO SAÚDE/DOENÇA - Prof. REGINA NUNES DA SILVA

BIOLOGIA CELULAR/EMBRIOLOGIA /HISTOLOGIA - Prof. VALERIA ROCHA LIMA SOTERO

[Biologia/Medicina] Histologia Básica – Texto e Atlas, 10ª Edição – Luiz Carlos Uchoa JUNQUEIRA, José CARNEIRO
Postado por: PDL / Categoria: Biológicas, Didáticos, Didáticos, Cursos e Apostilas, Técnicos e Científicos


Bem acolhida pelos professores e estudantes desde que foi publicada, a Histologia Básica chega à décima edição. Em comparação com as anteriores, esta edição apresenta-se muito melhorada, tanto no conteúdo, como na apresentação gráfica. Os desenhos e fotomicrografias foram impressos em cores, o que tornou o livro mais didático e mais agradável de manusear. Os desenhos das edições prévias receberam cores, e novos desenhos também em cores foram feitos especialmente para a presente edição. O texto foi inteiramente revisto para ficar mais didático, e foi atualizado com informações sobre as descobertas científicas mais recentes. Todavia, as características originais do livro, como concisão e clareza do texto, foram cuidadosamente mantidas. Levando-se em consideração as necessidades dos estudantes, que dispõem de pouco tempo para dedicar a cada disciplina do curso, houve grande preocupação no sentido de não aumentar o texto. O novo lay oui de página possibilitou destacar melhor as aplicações médicas, cuja finalidade 6 mostrar a importância da Histologia na prática da Medicina. Essa relação não é automaticamente clara para um estudante que se inicia no estudo da Medicina. Somente em fases mais adiantadas do Curso Médico, o estudante percebe a importância das disciplinas básicas para o exercício da Medicina.
Os Autores, colaboradores e a Editora Guanabara Koogan S.A. procuraram fazer desta décima edição uma edição comemorativa, como uma maneira de agradecer aos Professores e estudantes pelo estimulante apoio recebido ao longo de tantos anos desde a primeira publicação da Histologia Básica.

Livro em formato de imagens.

Histologia Básica – Luiz Carlos Uchoa Junqueira e José Carneiro




16 comentários to “[Biologia/Medicina] Histologia Básica – Texto e Atlas, 10ª Edição – Luiz Carlos Uchoa JUNQUEIRA, José CARNEIRO”
1.Crislaine de Belles Disse:
janeiro 5th, 2009 at 14:32
Adorei que este livro se encontra no acervo da PDL!!!! Vocês fazem um trabalho maravilhoso!!! Parabéns!!!!! E este livro do Junqueira não é utilizado só por alunos de medicina não… Alunos de outros cursos como Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, e Zootecnia (o meu curso) também fazem o seu uso!!! Parabéns!!!!!

2.Crislaine de Belles Disse:
janeiro 5th, 2009 at 14:36
Eu estou enviando outro comentário, pois as três partes do livro se referem ao mesmo arquivo. O livro todo se encontra inteiro nas três partes. Mas é necessário baixar a parte 3 para conseguir extrair o arquivo. Então vocês podem retirar essa divisão e deixar apenas um arquivo a ser baixado!!!! Obrigada!!! Podem excluir este comentário… bjus

3.Paulo Sérgio Rodrigues Fagundes Disse:
janeiro 5th, 2009 at 19:37
Legal ter livros técnicos,pois muitas vezes tais materiais ficam inacessíveis para quem utilizá – los, pois as bibliotecas não liberam, ou criam casos, dificuldades e exclusões para ex-alunos (que é o meu caso,que sou ex-aluno da USF). Parabéns e obrigados.

segunda-feira, agosto 23, 2010

FAL - Faculdade de Alagoas Rua Pio XII, 70, Jatiúca Maceió/AL - CEP: 57035-560


O que é enfermagem?


Enfermagem é a arte de cuidar e também uma ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde.

O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na intersecção entre a filosofia, que responde à grande questão existêncial do homem, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa e a ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana e evolução das sociedades.

No Brasil, o enfermeiro é um profissional de nível técnico e superior da área da saúde, responsável inicialmente pela promoção, prevenção e na recuperação da saúde dos indivíduos, dentro de sua comunidade. O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial.

Dentro da enfermagem, encontramos o auxiliar de enfermagem (nível fundamental) e o técnico de enfermagem, (nível médio) ambos confundidos com o enfermeiro, entretanto com funções distintas, possuindo qualificações específicas.

Na maioria dos países, (ex:Portugal) não existem estas subdivisões. O Enfermeiro de cuidados gerais exerce todas as funções inerentes ao seu cargo, previsto na carreira de enfermagem, não existindo desta forma duvidas quanto à função de cada elemento da equipe multidisciplinar. Todos os enfermeiros possuem, pelo menos, uma licenciatura em ciencias de enfermagem.

Prestam assistência ao paciente ou cliente em clínicas, hospitais, ambulatórios, empresas de grande porte, transportes aéreos, navios, postos de saúde e em domicílio, realizando atendimento de enfermagem; coordenam e auditam serviços de enfermagem, implementam ações para a promoção da saúde junto à comunidade.

O enfermeiro está apto a prescrever, salvo com critérios de cada instituições que elaboram protocolos específicos com medicações padronizadas pelos médicos.