Musica no blog

contador de visitas
contador de visitas

segunda-feira, agosto 30, 2010

Diciplinas e professores

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM - Prof. VERA LUCIA FERREIRA DA ROCHA

BIOLOGIA CELULAR/EMBRIOLOGIA /HISTOLOGIA - Prof. LENIZE MARIA WANDERLEY SANTOS

BIOQUÍMICA - Prof. MARIA CELESTE CAMPELLO DINIZ

COMUNICAÇÃO - Prof. MARIA DO SOCORRO ALÉCIO BARBOSA

ANATOMIA I - Prof. DANIELE GONÇALVES BEZERRA

A INSERÇÃO DO ALUNO NA UNIVERSIDADE E NOS SISTEMAS - Prof. VERA LUCIA FERREIRA DA ROCHA

METODOLOGIA CIENTÍFICA - Prof. VALERIA PEDROSA DE LIMA

SEMINÁRIO INTEGRADO: PROCESSO SAÚDE/DOENÇA - Prof. REGINA NUNES DA SILVA

BIOLOGIA CELULAR/EMBRIOLOGIA /HISTOLOGIA - Prof. VALERIA ROCHA LIMA SOTERO

[Biologia/Medicina] Histologia Básica – Texto e Atlas, 10ª Edição – Luiz Carlos Uchoa JUNQUEIRA, José CARNEIRO
Postado por: PDL / Categoria: Biológicas, Didáticos, Didáticos, Cursos e Apostilas, Técnicos e Científicos


Bem acolhida pelos professores e estudantes desde que foi publicada, a Histologia Básica chega à décima edição. Em comparação com as anteriores, esta edição apresenta-se muito melhorada, tanto no conteúdo, como na apresentação gráfica. Os desenhos e fotomicrografias foram impressos em cores, o que tornou o livro mais didático e mais agradável de manusear. Os desenhos das edições prévias receberam cores, e novos desenhos também em cores foram feitos especialmente para a presente edição. O texto foi inteiramente revisto para ficar mais didático, e foi atualizado com informações sobre as descobertas científicas mais recentes. Todavia, as características originais do livro, como concisão e clareza do texto, foram cuidadosamente mantidas. Levando-se em consideração as necessidades dos estudantes, que dispõem de pouco tempo para dedicar a cada disciplina do curso, houve grande preocupação no sentido de não aumentar o texto. O novo lay oui de página possibilitou destacar melhor as aplicações médicas, cuja finalidade 6 mostrar a importância da Histologia na prática da Medicina. Essa relação não é automaticamente clara para um estudante que se inicia no estudo da Medicina. Somente em fases mais adiantadas do Curso Médico, o estudante percebe a importância das disciplinas básicas para o exercício da Medicina.
Os Autores, colaboradores e a Editora Guanabara Koogan S.A. procuraram fazer desta décima edição uma edição comemorativa, como uma maneira de agradecer aos Professores e estudantes pelo estimulante apoio recebido ao longo de tantos anos desde a primeira publicação da Histologia Básica.

Livro em formato de imagens.

Histologia Básica – Luiz Carlos Uchoa Junqueira e José Carneiro




16 comentários to “[Biologia/Medicina] Histologia Básica – Texto e Atlas, 10ª Edição – Luiz Carlos Uchoa JUNQUEIRA, José CARNEIRO”
1.Crislaine de Belles Disse:
janeiro 5th, 2009 at 14:32
Adorei que este livro se encontra no acervo da PDL!!!! Vocês fazem um trabalho maravilhoso!!! Parabéns!!!!! E este livro do Junqueira não é utilizado só por alunos de medicina não… Alunos de outros cursos como Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, e Zootecnia (o meu curso) também fazem o seu uso!!! Parabéns!!!!!

2.Crislaine de Belles Disse:
janeiro 5th, 2009 at 14:36
Eu estou enviando outro comentário, pois as três partes do livro se referem ao mesmo arquivo. O livro todo se encontra inteiro nas três partes. Mas é necessário baixar a parte 3 para conseguir extrair o arquivo. Então vocês podem retirar essa divisão e deixar apenas um arquivo a ser baixado!!!! Obrigada!!! Podem excluir este comentário… bjus

3.Paulo Sérgio Rodrigues Fagundes Disse:
janeiro 5th, 2009 at 19:37
Legal ter livros técnicos,pois muitas vezes tais materiais ficam inacessíveis para quem utilizá – los, pois as bibliotecas não liberam, ou criam casos, dificuldades e exclusões para ex-alunos (que é o meu caso,que sou ex-aluno da USF). Parabéns e obrigados.

segunda-feira, agosto 23, 2010

FAL - Faculdade de Alagoas Rua Pio XII, 70, Jatiúca Maceió/AL - CEP: 57035-560


O que é enfermagem?


Enfermagem é a arte de cuidar e também uma ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde.

O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na intersecção entre a filosofia, que responde à grande questão existêncial do homem, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa e a ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana e evolução das sociedades.

No Brasil, o enfermeiro é um profissional de nível técnico e superior da área da saúde, responsável inicialmente pela promoção, prevenção e na recuperação da saúde dos indivíduos, dentro de sua comunidade. O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial.

Dentro da enfermagem, encontramos o auxiliar de enfermagem (nível fundamental) e o técnico de enfermagem, (nível médio) ambos confundidos com o enfermeiro, entretanto com funções distintas, possuindo qualificações específicas.

Na maioria dos países, (ex:Portugal) não existem estas subdivisões. O Enfermeiro de cuidados gerais exerce todas as funções inerentes ao seu cargo, previsto na carreira de enfermagem, não existindo desta forma duvidas quanto à função de cada elemento da equipe multidisciplinar. Todos os enfermeiros possuem, pelo menos, uma licenciatura em ciencias de enfermagem.

Prestam assistência ao paciente ou cliente em clínicas, hospitais, ambulatórios, empresas de grande porte, transportes aéreos, navios, postos de saúde e em domicílio, realizando atendimento de enfermagem; coordenam e auditam serviços de enfermagem, implementam ações para a promoção da saúde junto à comunidade.

O enfermeiro está apto a prescrever, salvo com critérios de cada instituições que elaboram protocolos específicos com medicações padronizadas pelos médicos.