Nanotecnologia
Caros colegas Deixem abaixo seus trabalhos no comentario
não esqueça de colocar seu nome completo
abraço joilsom Saraiva
JURAMENTO OFICIAL DO CURSO DE ENFERMAGEM Juro dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e dedicação, guardando sem desfalecimento os segredos que me forem confiados. Respeitando a vida desde a concepção até a morte... mantendo elevados os ideais da minha profissão, obedecendo os preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições
quarta-feira, setembro 08, 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
USO DE NANOTECNOLOGIA NO COMBATE AO CANCER
ResponderExcluirSem dúvida esse é um dos avanços tecnológicos de nosso tempo para eliminar a morte e o sofrimento causado pelo câncer, e assim, nesse sentido as investigações atuais se centram em como utilizar a nanotecnologia para mudar de forma radical a capacidade da medicina para diagnosticar, compreender e tratar.
As investigações já foram realizadas e conseguiram desenvolver nano aparelhos capazes de detectar células cancerígenas na fase preliminar e com eficiência combatê-las..
Nos últimos 35 anos, foram feitos grandes progressos na fabricação de aparelhos complexos em escala cada vez menores, levando algumas pessoas a acreditar que minúsculos autômatos estarão em breve transitando pelas veias de qualquer pessoa.
No entanto, a nanotecnologia tem potencial para aumentar as pesquisas no campo das ferramentas biomédicas, produzindo por exemplo novos tipos de marcadores para experimentos destinados a revelar grupo de genes ativos em células. As nanoferramentas poderiam, além disso, ter seu papel em testes diagnósticos rápidos, como aqueles que determinam a suscetibilidade individual a diferentes distúrbios ou revelam quais são os genes mutados em um paciente com câncer. Os cientistas também estudam o seu uso como agentes de contraste aperfeiçoados para obtenção não – invasiva de imagens e como veículos distribuidores de drogas.
USO DE NANOTERAPIA NO COMBATES AO CANCER NO BRASIL
O Brasil mobiliza esforços para estudos na área apoiando grandes centros de pesquisa como: O Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP), onde as investigações se concentram inicialmente na área de diagnósticos, mas mesmo assim deixa muito a desejar se compararmos a outros países como o Japão, Alemanha, Estados Unidos...
Segundo o coordenador do Centro, o tratamento de câncer de pele com fármacos fotoativados já está consolidado em projetos de pesquisa em parceria com cinco centros ambulatoriais no País: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade de Brasília (UnB-HRAN), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Centro de Excelência do Tratamento de Câncer de Belém do Pará;
Mais informações: (16) 3602-3751, e-mail atedesco@ffclrp.usp.br, com o professor Antonio Carlos Tedesco.
O Brasil está deixando de lado as pesquisas em nanotecnologia, consideradas estratégicas para o desenvolvimento científico nacional. Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado, de 2000 a 2007, o governo federal investiu R$ 195,3 milhões em projetos relacionados a nanopartículas. O valor corresponde a apenas 5,02% do total repassado a universidades e centros de pesquisa por meio dos fundos setoriais do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
A PRIORIDADE NA CURA DO CANCER
O MCT reconhece que não há dinheiro suficiente para lançar muitos editais com foco no estudo de nanopartículas. Por isso, tentamos favorecer uma área de cada vez e optamos na pesquisa a cura do câncer.. Outro problema enfrentado pelos cientistas brasileiros é a burocracia na entrega das máquinas compradas com ajudados fundos setoriais.
Observamos que a inteligência humana é ilimitada, já no campo da enfermagem não devemos temer e sim aperfeiçoarmos e pesquisarmos para podermos participar qualificados tecnologicamente desse avanço na saúde e em diversas áreas, temos que nos aprofundar sabendo que sempre haverão pacientes que necessitarão dos cuidados e zelo do profissional de enfermagem que continuará dedicado.
JAQUELINE MARINHO DA SILVA, 1 PERÍODO
NANOTECNOLOGIA E NANOMEDICINA
ResponderExcluirA nanotecnologia é uma tecnologia desenvolvida para colocar cada átomo e molécula no lugar desejado, o termo nanotecnologia foi utilizado pela primeira vez nos anos 80, pelo cientista e engenheiro Kim Eric Drexler, e se referia a construção de máquinas em escala molecular.
Ela vem sendo desenvolvida nos dias atuais, e será muito importante para a economia mundial, atingindo as áreas sociais, ambientais e militares, será possível reduzir os custos de produção na indústria, os produtos serão fabricados com alta qualidade, de forma mais rápida e com preços reduzidos, ela terá um grande impacto também na área médica, que será uma das áreas mais promissoras, com possibilidades de utilização quase infinita, estudos revelam que essa realidade já está sendo implementada, pois já existem drogas em estudo que utilizam a nanotecnologia.
Imagine se dispositivos médicos pudessem circular pela corrente sangüínea, detectando e corrigindo células cancerígenas, antes que elas se desenvolvessem e se alastrassem, pois essa é a proposta da nanomedicina, que utilizará nanopartículas e nanorobôs dentro do corpo humano. A nanomedicina trará avanços significativos, mudando de forma radical a forma de vários tratamentos médicos, tornando-os mais precisos, rápidos e confiáveis.
Aluna: Cintia Soares Cruz de Castro
Curso: Enfermagem - 1° Período
A tecnologia está avançando tão rápido que às vezes chega assustar, pois os profissionais da área tecnológica estão trocando pessoas por máquinas, instrumentos, e até uma aplicação com todo aquele processo que o enfermeiro fazia, que era puncionar uma veia e outras coisas, simplesmente o no futuro – não tão distante – os pacientes só precisarão ir ao médico e tomar um minúscula pílula que nela é contida nano – médico capazes de destruir totalmente por exemplo, o vírus do câncer,provocando o aumento da expectativa de vida,mas também excluindo os enfermeiros,auxiliares e técnicos de enfermagem,onde se quiserem ficar ativos no mercado e trabalho terão de ter não só apenas o diploma,mas também o conhecimento que é fundamental para não ficar de fora da área da saúde.
ResponderExcluirEsses avanços é essencial para à população,porém nem todos possuirão esse privilegio devido as precárias condições financeiras e falta de conhecimento.Nós os futuros enfermeiros temos o dever e o direito de crescer juntos aos profissionais da tecnologia, pois à enfermagem é um curso que sempre algo novo à acrescentar-seno currículo e cabe à nós sempre está atualizados as novas informações da saúde, com o objetivo de manter a profissão sempre estável, para que quando os nano - robôs saírem da teoria para a prática,nós estarmos preparados e atualizados também sem ser tão prejudicados.
Mas a questão é,e as pessoas menos favorecidas,e os que nem tem meio de comunicação? Bom isso é outro fator que o estado deve resolver, porque com certeza as vacinas e os outros métodos futuros e ambiciosos serão caríssimos, onde muitos ficarão de fora por falta de dinheiro.
Portanto torcemos para que esses avanços cheguem logo ao mercado consumidor, provocando nas pessoas em geral a necessidade do individuo obter conhecimento e uma boa comunicação para que no futuro não sofra tanto as conseqüências.
Aluna: Claudyany de Oliveira Nobr Nóbrega
Curso: Enfermagem 2010.2 - 1º período
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAline Cristine
ResponderExcluirEnfermagem 2010.2-1º período
Nano em grego significa anão. O termo deu origem à unidade de medida, o nanômetro, que equivale à bilionésima parte do metro.
A nanotecnologia pode ser definida como a criação de dispositivos e materiais funcionais, utilizando-se o controle da matéria na escala de nanômetros. De modo que os sistemas resultantes apresentem novos fenômenos e propriedades, que são dependentes do tamanho das partículas que constituem os mesmos. Estes novos materiais, em geral são produzidos artificialmente, embora existam vários na natureza. A nanotecnologia está relacionada à capacidade de criar objetos a partir do controle em nível atômico, utilizando-se as técnicas e ferramentas que estão disponíveis atualmente e que ainda estão sendo desenvolvidas, com a finalidade de colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. Para esse feito são utilizados conhecimentos de diversas áreas como a matemática, física, química, biologia, eletrônica etc.
Eu acredito quem esse grande avanço tecnológico, a ciência irar dá um grande passo, assim dando uma melhor qualidade de vida.
Se conseguirmos este sistema de engenharia molecular, o resultado será uma nova revolução industrial. Além disso, teria também importantes consequências econômicas, sociais, ambientais e militares.
Nesse contexto por mais que tecnologia avance o papel da enfermagem é de grande importância, é cuidar no dia a dia com profissionalismo humanização e dedicação.
Com a Revolução da Nanotecnologia, o avanço da ciências é hoje uma realidade que mudará o mundo.Com a nanotecnologia muitas doenças serão detectadas antes mesmo de se manifestar no organismo do ser humano,sendo destruidas sem prejudicar as outras celulas do corpo.As nanopilulas são como minisropôs que serão introduzidas no organismo para detectar e destruir as celulas causadoras de doenças ,assim beneficiando milhoes de pessoas com esse metodo.Esse avanço da nanomedicina ajudará os profissionais da saúde a crescer e a se qualificar cada vez mais.
ResponderExcluirO avanço da nanomedicina é muito importante para o mundo pois o numero de casos de doenças diminuirão sendo diagnosticadas logo no inicio.
Porém tem um lado ruim, que nem todas as pessoas terão a oportunidade de usar essa nova tecnologia, principalmente os mais pobres que não tem condições de pagar por tal "cura".
aluna: Isaiane Maria Da Silva
ENFERMAGEM 2010.2
Acadêmica: Maria Cledja dos Santos
ResponderExcluirMatéria: Bioquímica
Curso: Enfermagem 2010.2 1° período
Filme: Viagem Fantástica Pelo Corpo Humano em Busca da Cura.
O filme relata uma pesquisa feita pela NASA, onde se estuda o conhecimento do corpo, das células e suas formalidades sobre doenças e como curá-las, no caso de células cancerígenas.
O objetivo desta pesquisa é tentar prever o futuro da luta, da ciência contra as doenças através do desenvolvimento de robôs, que foi estudado no corpo de um homem para tentar fazer uma cirúrgia. As investigações se centram em como combater o câncer de forma radical e a capacidade da medicina para diagnosticar, compreender e tratar o câncer diminuindo assim, o risco de mortalidade.
A ciência médica, por permitir a criação de máquinas tão pequenas que podem ser introduzidas no corpo humano via pílula ou injeção, tem a capacidade de procurar e reparar o estrago na área afetada que liberam as drogas de combate ao câncer diretamente no tumor. Isso poderia significar o fim dos indesejáveis efeitos da químio e radioterapias.
Esta pesquisa conseguiu desenvolver aparelhos capazes de detectar um câncer precocemente e localizá-lo com extrema precisão, proporcionando tratamentos especificamente dirigidos às células malignas.
Aluna: Gracielle Pecilia
ResponderExcluirProfª: Celeste
Período: 1°A
Nanotecnologia é a manipulação dos átomos e das moléculas para formar novos produtos e dispositivos que permitam trazer aos produtos já existentes novas funções ou que criem novos produtos ou até novos seres vivos.
Esta convergência tecnológica traz para a gente muitas preocupações, e no mundo todo só existe um país, o Taiwan, que existe um órgão oficial que certifica quando um produto é elaborado a partir de processos nono tecnológicos. A nanotecnologia é a mais recente inovação dos avanços tecnológicos. Para entendê-la, é importante entender o tipo de pesquisa abrangente para a nova ciência e o tipo de conceito sócio-econômico da introdução da nanotecnologia no ramo da ciência.Das preocupações, a maior seria o efeito entre os trabalhadores. Várias aplicações da nanotecnologia hoje são extremamente importantes na área de fármacos, mesmo na área do meio ambiente e em diversas outras áreas. Uma nano partícula seria 70 mil vezes menor que a espessura de um fio de cabelo. Já é decidido que a nanotecnologia veio para ficar e com a evolução da ciência, ela hoje não consegue colocar de lado uma série de tecnologias e sobreviver independente. O problema é criado por que o ser humano ainda não sabe até que ponto os elementos presentes em produtos nanotecnológicos podem ser transformados em riscos para a humanidade. Até então, cientistas de diferentes áreas não têm consciência do futuro das nanopartículas e do produto dela formado. Assim, além dos problemas eventuais, a manipulação destas partículas torna uma questão ética muito séria.
A nanotecnologia é produto do mercado capitalista, então ela está sendo feita para fins lucrativos. Nenhuma das companhias investidoras nesta nova ciência é beneficente, ou seja, fazem as coisas pelo bem da humanidade. Fazem apenas pra ganhar dinheiro. Tudo na vida é risco e benefício em contraposição, então devem ser balanceados nas tomadas de decisões. Por isso, as corporações precisam se submeter a este princípio, pois os inventos quase sempre se tornam acontecimentos impactantes nas tomadas de decisões em qualquer fase dos tempos.A tecnologia moderna deve existir para o bem estar do homem ou melhorar a sua qualidade de vida. Caso contrário, toda a ciência pode virar folhetim onde imperam a fantasia e o risco. Que todos os cientistas mantenham em mente que com a vida não se brinca. Mesmo assim vamos torcer para que esta constitua mais uma fonte de produção e conforto para os seres vivos de todo o planeta.
Aluna: Lidianne da Silva Santos.
ResponderExcluirProfessora: Celeste
Período: 1°
Fazendo uma reflexão sobre o vídeo percebi que a nanomedicina que é a denominação dada à junção da medicina e da nanotecnologia, veio para revolucionar a prática médica, pois ela é capaz de fazer diagnósticos precisos, detectar patologias de forma precoce e fazer cirugias em tempo real dentro das células vivas sem provocar danos estruturais adjacentes. A exploração espacial está colaborando para essa nova era na medicina aqui na terra, pois tem uma enorme preocupação em manter os astronautas vivos com segurança no espaço. A possibilidade de aplicação da nanotecnologia na medicina é imensa. Em teoria nanorôbos poderiam ser introduzidos no corpo, seja por via oral ou intra-venosa, e então identificariam e destruiriam células cancerosas ou infecções por vírus, poderiam regenerar tecidos destruídos e fazer uma infinidade de coisas que os medicamentos convencionais não conseguem ou demoram para conseguir.
Nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do menor, usando as técnicas e ferramentas que está a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. Se conseguirmos este sistema de engenharia molecular, o resultado será uma nova revolução industrial. Além disso, teria também importantes conseqüências econômicas, sociais, ambientais e militares.
ResponderExcluirAquando Eric Drexler popularizou a palavra "nanotecnologia", nos anos 80, referia-se à construção de máquinas à escala molecular, de apenas uns nanômetros de tamanho: motores, braços de robô, inclusive computadores inteiros, muito mais pequenos do que uma célula. Drexler passou os seguintes dez anos a descrever e analisar esses incríveis aparelhos e a dar resposta às acusações de ficção científica. No entanto, a tecnologia convencional estava a desenvolver a capacidade de criar estruturas simples à escala reduzida. Conforme a nanotecnologia se converteu num conceito aceite, o significado da palavra mudou para abranger os tipos mais simples de tecnologia à escala nano métrica. A Iniciativa Nacional de Nanotecnologia dos Estados Unidos foi criada para financiar esse tipo de nanotecnologia: a sua definição inclui qualquer elemento inferior a 100 nanômetros com propriedades novas. Melhorará os sistemas de construção e possibilitará a fabricação de produtos mais duráveis, limpos, seguros e inteligentes, tanto para a casa, como para as comunicações, os transportes, a agricultura e a indústria em geral. Imagine-se dispositivos médicos com capacidade para circular na corrente sanguínea e detectar e reparar células cancerígenas antes de que se estendam.
Imagine-se o que seria "encolher" todo o conteúdo da Biblioteca Nacional num dispositivo do tamanho de um cubo de açúcar. Ou então desenvolver materiais dez vezes mais resistentes que o aço e com apenas uma fração do peso.
Tal como já aconteceu com a eletricidade ou os computadores, a nanotecnologia melhorará em grande medida quase todas as facetas da vida diária. Como tecnologia de objetivos gerais, porém, teria um uso duplo, ou seja, teria múltiplas aplicações comerciais e também militares: seria possível produzir, por exemplo, armas e aparelhos de vigilância muito mais potentes. A nanotecnologia representa, portanto, incríveis vantagens para a humanidade, mas também graves riscos. A base da nanotecnologia é o fato de que não só oferece produtos aperfeiçoados como também uma ampla variedade de melhores meios de produção. Um computador pode fazer cópias de ficheiros de dados; basicamente tantas cópias como quisermos a um custo muito reduzido ou mesmo inexistente. Pode ser apenas uma questão de tempo até que a fabricação de produtos se torne tão barata como a cópia de ficheiros. Aqui reside a verdadeira importância da nanotecnologia, por isso é vista às vezes como “a próxima revolução industrial”.
Na minha opinião, a revolução nanotecnologia tem o potencial de mudar América numa escala igual, senão maior, do que a revolução informática. Em relação a Saúde poderá nos trazer muitas coisas novas para ajudar a população mundial a cuidar ainda melhor dos seres humano, livrando eles de todos tipos de ante-corpos que causam doenças infectos contagiosos, será mesmo a melhor solução para resolver o problema da população mas podre de nossa sociedade que vive a margem dessa sociedade tão desumana.
Aluno: Francisco Joisom Carvalho Saraiva
1º periodo de Enfermagem FAL
aluna: Aleyne farias de andrade
ResponderExcluir1° período de enfermagem
Viagem fantástica pelo corpo humano em busca da cura,documentário de cunho médico-científico, que tem a Nasa,Agência Espacial Norte-Americana, em sua produção. Trata-se de uma proposta audaciosa no tocante às conquistas da medicina em prol da erradicação de doenças no ser humano.
Cientistas renomados e autoridades do meio, deixam claros seus objetivos, através do documentário, em unir a medicina com a nanotecnologia para fim de pesquisa, cujo principal alvo seria a cura humana definitiva.
Viagem fantástica vale-se da ficção para sugerir que uma tripulação de astronautas faça ingestão de nanorobôs correspondentes a um verdadeiro exército em escala nanométrica e com funções variadas: detectores de enfermidades, diagnosticadores e exterminadores. A maioria deles agindo de maneira prévia em relação às enfermidades futuras. Contudo, em existindo a presença de doenças já instaladas, estas serão erradicadas pelos nanorobôs responsáveis. Essa investida grandiosa será executada em uma viagem espacial, rumo a Marte, cuja duração será de cerca de três anos, tempo calculado necessário e suficiente para o feito.
O avanço científico, em qualquer área, trás consigo diversos benefícios para a humanidade, portanto, é muito bem-vindo.
E, em se tratando de uma evolução na medicina, esse bem torna-se ainda mais valioso.
Embora não se deva negar que o uso da nanotecnologia na medicina corresponde a ganho muito importante para o homem, faz-se necessário admitir que esse progresso medicinal apresenta-se como uma linha bastante tênue a demarcar os limites do sucesso, pela cura almejada das enfermidades ainda tidas como incuráveis; e a perigosa possibilidadede de erros, muitos até irreversíveis. Ambas as faces admitindo a probabilidade de se mostrarem uma vez resultantes da intervenção de seres limitados apesar de profundamente conhecedores do assunto.
Além da dualidade entre o êxito e o risco, surgem, inevitavelmente, vários questionamentos e com eles um bloqueio defensivo e fundamental para se obterem as descobertas científicas com responsabilidade e sem danos à humanidade. Os prejuízos podem ser vistos sobre vários ângulos.
E no caso da nanomedicina, entre eles estão: a possível rejeição do organismo humano aos nanorobôs, ou aos outros elementos em escala nanométrica, introduzidos no corpo humano para prevenir, detectar, diagnosticar e curar doenças; a dispensa do serviço do profissional de saúde, que já não se faria tão necessário, uma vez que seria substituído pela máquina;
a indisponibilidade desse recurso e técnica para todas as pessoas a um custo baixo e acessível, atingindo uma eficácia desejada.
Enfim, eis algumas das incertezas decorrentes do deparar-se com esse tipo de estudo tecnológico e médico-científico, que aponta para um futuro,espera-se promissor para as anais do homo sapiens.
Aluno: Katiuscia gonçalves
ResponderExcluirProfessora: Celeste
Disciplina: Bioquimica
Periodo: 1º Enfermagem
A tecnologia hoje em dia está tão avançada, que cientista criaram a NANOTECNOLOGIA, onde são micro-robôs, introduzido no corpo de um ser humano, através de pipula ou injeçao, em busca da cura cancerigena.
A experiência cientifica foi destacada em 2001, onde obtiveram bons resultados, com os nanos-robôs, eles questionaram que ao usá-los nao seriam mais preciso, a quimio e nem a radioterapia.
É incrivel, o homem é capaz de muitas realizações, onde está experiencia, irá transformar uma cirurgia de grande porte, em apenas cirurgias minusculas, que não precisam de todas aqueles procedimentos de uma cirurgia normal, e sim poderemos ser operados em qualquer lugar.
Com essa revoluçao da tecnologia, podemos ter a certeza de que o seu uso serão apenas para fins beneficos ou que tambem algumas pessoas irao utilizar para fins lucrativos?
Corre o risco de envelhecer rápido este documentário que especula sobre as pesquisas que têm sido feitas pela NASA e pelos laboratórios sobre doenças e como curá-las, em particular no caso de células cancerígenas. Basicamente é em cima do depoimento de dois cientistas, Ralph Merkle e Kathie Olsen, que tentam prever o futuro da luta da ciência contra as doenças através do desenvolvimento de robôs e de seus equivalentes. A motivação do documentário é o filme "Viagem Fantástica", de Richard Fleischer, que é mencionado na história sobre um pequeno submarino que viaja no corpo de um homem para tentar fazer uma operação.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAluna:Lucianne Bahia de Gusmão Ferreira
ResponderExcluir1ºperíodo de enfermagem
Bioquímica
Profa. Maria Celeste
A NANOTECNOLOGIA
A Nanotecnologia fora descoberta e popularizada nos anos oitenta por Eric Drexler, cientista, engenheiro e nanotecnólogo nascido em Oakland Califórnia, ao qual usou a nanotecnologia como defesa de seu Doutorado.
Sua visão sobre a nanotecnologia foi a longo prazo prevendo assim o aparecimento de nanodispositivos de regeneração celular que poderão dar garantias a regeneralização dos tecidos e a imortalidade dos mesmos.
O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir de átomos. É uma área nova, mas que está dando grandes passos no quesito produção de semicondutores (“sólidos cristalinos de condutividade elétrica intermediária entre condutores e isolantes”), nanocompósitos, biomateriais, chips, entre outros. Tem como principal objetivo a elaboração de estruturas estáveis.
Essa tecnologia é de origem japonesa e busca inovações a partir de já existentes invenções, aprimorando-as e proporcionando uma vida melhor ao homem. Seu principal material de observação é o microscópio eletrônico sendo muito utilizado na exploração de materiais específicos.
São existentes atualmente três tipos de abordagens distintas a nanotecnologia. A primeira corresponde a uma abordagem feita de cima para baixo consistindo na construção de dispositivos por materiais macroscópicos desgastados,produzindo assim chips de computadores e testes clínicos em miniatura; a segunda relaciona-se à construção de dispositivos que se formam espontaneamente a partir de componentes moleculares, recorrendo as técnicas tradicionais da química das ciências de materiais; por fim a terceira que está relacionada a materiais átomo a átomo,esta levará mais tempo para produção de resultados.
Portanto creio que a nanotecnologia virá a ser muito útil para a vida humana e ajudará a esclarecer resultados de doenças com mais precisão evitando assim diagnósticos equivocados e, por ventura, tratamentos inadequados a pacientes vítimas tratamento indevidos.
Aluna: Arlyane Albert Alves Santos
ResponderExcluirTurma: 1ºPeríodo de Enfermagem
Professora: Maria Celeste
Bioquímica
A Nanotecnologia
A nanotecnologia é um estudo em que se cria uma espécie de micro chip e este tem a função de descobrir diversos tipos de doenças tendo entre elas as que têm o desenvolvimento de células aceleradas e desordenadas, como, por exemplo, o câncer.
Este seria, de certa forma um avanço tecnológico para encontrar a cura das mais diversas doenças que existem hoje em dia, incluindo as doenças crônicas degenerativas. Ajudaria muito a uma classe de trabalhadores como os astronautas, que pela falta de gravidade em suas missões tem um tempo curto para poder realizar suas descobertas.
Se o mundo pudesse contar com a nanotecnologia tudo seria mais rápido tanto no diagnóstico, como no tratamento, cura e recuperação de doenças, porém a realidade é outra, nem tudo que é bom e rápido em seu diagnóstico para a humanidade é ideal para seus governantes, tendo em vista que estes visam apenas o lucro e seus interesses pessoais, desmerecendo a camada social menos privilegiada.
Aluna:Juliane Verissimo Guimarães
ResponderExcluir1-período de enfermagem
Bioquimica
professora:Maria celeste
A nanotecnologia
Está evolução que ocorre taõ rapidamente nos dias atuais é muito importante principalmente para as pessoas que correm contra o tempo na batalha entre a vida e a morte. Nos estudos da nanomedicina,nós podemos observar os grandes beneficios que esta tecnologia tras aos tratamentos agressivos que são submetidas as pessoas com doenças graves,como por exemplo a preservação das áreasque estam proximas aos locais afetados pela doença.quando pelo metodo convencional,ou seja pelo metodo cirurgico,na maioria das vezes é inevitavel que os tecidos sadios proximos a região com problema sejam afetados.E beneficio maior que este é o fato desta tecnica detectar a doença antes dela se tornar um problema,mas é interessante que se ressalte que todas essas pesquisas são lideradas por países desenvolvidos,e a velocidade que as pesquisas avaçam nestes países não sera a mesma para a população dos países subdesenvolvidos,ficando assim de fora todos os pacientes de baixo poder aquisitivo e todos os profissionais que não se adequarem ou não tiverem acesso a tal realidade.
12 de setembro de 2010 22:17
Aluna: Meirilane Tenório da Silva
ResponderExcluirProf. Maria Celeste
1- Período de Enfermagem 2010
Bioquímica
Nanotecnologia
A inteligência do homem aliados a tecnologia é grande importância no tratamento de doenças de difícil diagnóstico e também na prevenção de doenças como por exemplo o Câncer que é uma doença assustadora.
A nanotecnologia é uma avanço tecnológico importante não só para detectar patologias de forma precoce e também para o controledo Câncer e de outras doenças que pode ser causada por vírus ou bactérias.
Trabalhando na hipótese de uma dia a nanotecnologia tornar realidade, que seja para benefício de todos salvando e amenizando o sofrimento de todo ser vivo.
Nanotcnologia...
ResponderExcluirA nanotecnologia está associada a diversas áreas. É uma área promissora, mas que dá apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes. Fála-se com frequência da nanotecnologia como uma "tecnologia de objectivos gerais".Melhorará os sistemas de contrucção e possibilitará a fabricação de productos mais duráveis, limpos, seguros e inteligentes. A base da nanotecnologia é o facto de que não só oferece produtos aperfeiçoados como também uma ampla variedade de melhores meios de produção, Pode ser apenas uma questão de tempo até que a fabricação de produtos se torne tão barata como a cópia de ficheiros. Aquí reside a verdadeira importância da nanotecnologia, por isso é vista às vezes como " a próxima revolução industrial.
Na minha opinião, a revolução nanotecnológica tem o potencial de mudar América numa escala igual, senão maior, do que a revolução.
informática.
Seria possível condensar o poder da nanotecnologia num aparelho, na aparência simples, chamado nanofábrica, cheio de minúsculos processadores químicos, computadores e robôs e que poderia ir colocado no seu computador pessoal. A nanotecnologia não só permitiria a fabricação de produtos de alta qualidade a um custo muito reduzido como também a criação de novas nanofábricas com o mesmo custo e velocidade.
Quanto tempo demorará a ser uma realidade? analistas mais prudentes falam num período de 20 ou 30 anos a partir de agora, ou ainda mais tarde. sto é devido ao rápido avanço das novas tecnologias como, por ejemplo, no campo da óptica, nanolitografía, mecânoquímica e criação de protótipos em 3D . Caso chegar tão rápido, talvez não estejamos prontos e poderia ter graves consequências.É difícil antecipar com certeza quanto tempo tardará esta tecnologia em madurar, em parte porque poderia acontecer que já estejam a ser desenvolvidos dende há anos programas industriais ou militares clandestinos sem o nosso conhecimento, especialmente em países que não têm sociedades abertas. ão podemos garantir que a nanotecnologia não será desenvolvida plenamente nos próximos dez anos ou inclusive cinco anos. Embora poderia levar mais tempo, a prudência -e possívelmente a nossa sobrêvivencia.
Aluna: Necilane Fernandes de Lima
1 periodo (Enfermagem.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO documentário da Discovery Channel - Viagem Pelo Corpo Humano Em Busca da Cura - especula as pesquisas que tem sido feitas pela NASA para o combate a doenças fazendo uso da nanotecnologia, ou seja, a nanomedicina. A nanomedicina é a denominação dada à junção da medicina e da nanotecnologia, consiste em usar partículas robóticas e outros elementos em escala nanométrica para curar, diagnosticar ou prevenir doenças com mais rapidez e precisão. É um dos ramos mais promissores da medicina contemporânea, retendo boa parte dos esforços científicos na busca de novos tratamentos para doenças como o câncer.
ResponderExcluirEspecialistas acreditam que ao longo dos anos progressos significativos serão feitos, especialmente para o diagnóstico de doenças, resultando em diagnósticos mais rápidos, mais precoces e resultados mais precisos. Também acreditam que através dos resultados da nanociência as terapias podem ser muito melhoradas até 2020. Em primeiro lugar, espera-se progressos na detecção precoce e tratamento do câncer, doenças vasculares e infecções virais. O potencial da nanotecnologia, contudo, parece ser geralmente bastante superestimado (o tão falado nano-robô ainda pertencerá ao reino da ficção científica por muito tempo). Quanto aos riscos, chama-se a atenção para o fato de que a aplicação direta das nanopartículas na medicina pode ser tóxica.
As possíveis aplicações das nanotecnologias são imensas: medicina e saúde, instrumentos fármacos, tecnologia de informação etc. Mas é preciso estabelecer uma visão geral das áreas de aplicação da nanotecnologia na medicina, fazer uma distinção das idéias visionárias e controversas, determinar os conflitos que podem surgir com o uso da nanomedicina, rever os regulamentos existentes sobre essas aplicações e identificar as possíveis falhas. E ainda levar em conta as consequências sócio-políticas, culturais e legais.
Diante dos fatos, vemos que o mundo da tecnologia oferece a possibilidade de uma diversidade louca. Este é particularmente o caso da saúde. O desempenho do cuidado, as possibilidades de reconstrução e de inovação da medicina nos trazem perspectivas dramáticas. Mas é uma questão de limites e impor barreiras éticas. Hoje a medicina avança, e as promessas ainda esperam por resultados.
Sérgio Reis da Silva é graduando do curso de Enfermagem da Faculdade de Alagoas.
A nanotecnologia é uma pesquisa cientifica que tenta descobrir através do estudo das células, como detectar vários tipos de doenças, principalmente as células cancerígenas.
ResponderExcluirHá muitos anos vem sido estudando um meio para que os astronautas permaneçam mais tempo no espaço, pois, sem tempo de pesquisa não ultrapassam 1 ano, já que eles adquirem doenças, tipo a osteoporose, devido ao enfraquecimento muscular e ósseo e consequentemente o câncer .
Então a nanotecnologia será bastante aproveitável para o bem da ciência e da humanidade.
O nosso país ainda é bastante atrasado à nível de tecnologia, para este tipo de pesquisa e também não existe incentivos para tais desenvolvimentos e o número de doenças crônico-degenerativas vem aumentando a cada ano, devido ao estresse e a falta de qualidade de vida da população , o que é um importante fator.
Teresa Tenorio Barros da Silva
Taliany Farias
ResponderExcluirProf:Celeste
filme:A viajem fantastica
Eu achei o filme bem interessante,fiquei impressionada com as descobertas do cientista,ele relata de robôs-miniatura dentro de um corpo humano destruindo células cancerígenas antes mesmo de saber que voçê as tem,e são trilhões de robôs. é interessante quando as pessoas passam por cirugias assistindo televisão em casa,essa nova tecnologia chamada nano-medicina,esta transformando a ci~encia médica,a tecnologia esta crescendo tanto no mundo q esta sento ate capaz de criar maquinas pequenas capazes de serem introduzidas no corpo do paciente via oral ou atraves de injeções.
Nanotecnologia
ResponderExcluirA nanotecnologia é incrível e está presente em nossas vidas há algum tempo, através da tv, computadores e outros. Mas será que a nanotecnologia só vai trazer benefício ou terá algum malefício? E essa tecnologia será disponibilizada para todos ou haverá restrições?
Sou a favor do desenvolvimento tecnológico e cientifico, mas tenho receio das conseqüências que a nanotecnologia possa nos trazer no futuro. Ex: A confecção de nanomatérias composta por nanopartículas, que se espalharão pelo ar, não serão tão prejudiciais e perigosas quanto a poluição que temos hoje?
As empresas na hora de contratar seus funcionários, não darão preferências às pessoas que fazem uso da nanotecnologia na área da medicina?
E os menos favorecidos financeiramente terão como
sobreviver à nanotecnologia?
Bioquímica
Aluna: Maria Rosângela Betânios
Profª: Celeste
Maceió 15 de setembro de 2010
Nanotecnologia
ResponderExcluirQuando assisti o filme, fiquei muito impressionada com as descoberta dos cientista, pois tudo para mim é novo, fiquei surpresa em saber que o povo da NASA estão se organizando para ir para marte , passar três anos , e como lá não vai ter médicos e os risco de doenças são maiores e não tem como voltarem ao planeta terra de imediato para se tratar é uma idéia ótima essa de ingerir uma pílula que vai percorrer o corpo todo em forma de robô indicando como está o organismo e quando vai adoecer, pena que só vai acontecer em 2020. Também é uma idéia fantástica esse tipo de tratamento ou cirurgia através de pílula, onde o médico do próprio consultório irá detectar qualquer anormalidade em seu cliente. A única coisa que me deixa preocupada é se todo mundo da classe pobre e média terá acesso a esse tratamento.
Aluna: Andreia Ferreira Santos
1; periodo de enfermagem
A NANOTECNOLOGIA NO COMBATE AO CANCER
ResponderExcluirÉ maravilhoso, extraordinário os nano-aparelhos, eles são capazes de detectar um câncer na fase muito preliminar, ou seja, quando o câncer tiver em uma célula maligna, eles já estão se dirigindo a essas células.
Só precisamos crê que esta nanotecnologia vai ser extraordinária para o ser humano, que sofre de câncer.
Os avanços tecnológicos estão de parabéns realmente tem que ir em busca de fatores que possam amenizar o sofrimento da humanidade.
É um lindo documentário onde micro-miniaturas, milhares delas viajam pelo corpo humano destruindo células cancerígenas antes mesmo que o ser humano saiba que que tenha, é como estar em um banco e em quanto estamos na fila estamos sendo tratado de algo que nem sabemos.
É extraordinário, perfeito...
ALUNA: LIVIANE A. ARAÚJO