JURAMENTO OFICIAL DO CURSO DE ENFERMAGEM Juro dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e dedicação, guardando sem desfalecimento os segredos que me forem confiados. Respeitando a vida desde a concepção até a morte... mantendo elevados os ideais da minha profissão, obedecendo os preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições
terça-feira, abril 05, 2011
Prevenção e consequências da hipertensão
A automedição de pressão é um problema, principalmente se a pessoa usar aparelhos que podem estar descalibrados e fizer isso aleatoriamente. O hábito pode se tornar uma paranoia, além de induzir muitos a abandonar a medicação e os demais cuidados com a saúde.
Um dos maiores vilões da hipertensão é o sódio, mineral presente em alimentos industrializados e também no sal de cozinha. Há quem coloque sal em tudo: na salada, nos pratos quentes e nos já salgados. Em média, a população ingere três vezes mais sal por dia que o recomendado pelo Ministério da Saúde: 15g, em vez de 5g.
Se não tratada, a pressão alta pode levar a um derrame cerebral (ou AVC), infarto ou lesões no organismo, como obstruções cerebrais e arteriais, problemas nos olhos, crescimento do coração e mau funcionamento dos rins. Também pode motivar problemas de circulação nas pernas e nos genitais.
Para fazer a medição, segundo o nefrologista e especialista em pressão Décio Mion, é preciso que o paciente esteja sentado, relaxado e sem cruzar as pernas. O braço deve ficar na altura do coração. Alguns fatores podem alterar o resultado, como apresentar uma dor crônica, ter fumado ou tomado café minutos antes, ou estar com a bexiga cheia. Uma situação difícil na vida de uma pessoa também pode acusar uma falsa hipertensão.
o número maior da pressão é quando o coração se contrai; e o menor é quando ele relaxa. A recomendação do médico é que o paciente perca peso, faça exercícios e coma menos sal. a raça negra costumam sofrer mais de hipertensão, assim como idosos e obesos. As mulheres apresentam mais o problema depois da menopausa, pois os hormônios femininos as protegem.
Os aparelhos que tiram a pressão pelo pulso não são muito confiáveis, O melhor é fazer a verificação pelo braço, o que pode ser realizado por um farmacêutico – mas só o médico pode fazer uma avaliação completa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Caro futuro colega!!
ResponderExcluirAdorei seu relátorio sobre HA, porém tenho uma crítica a fazer-lhe, espero que você a torne construtiva, Pressão não se 'tira', 'afere-se', ou seja, apenas um toque ok???
bjokas.
Enfa. Kênia Carneiro.