Musica no blog

contador de visitas
contador de visitas

quinta-feira, abril 28, 2011

PALESTRA NA VILA JARAGUÁ





EQUIPE :
ALEYNE FARIAS DE ANDRADE
ALINE CRISTINE CAVALCANTE SILVA
CÍNTIA SOARES CRUZ DE CASTRO
ERMESON DE BARROS MONTEIRO
FABYCIA CORREIA LIMA DA SILVA
FRANCISCO JOILSOM CARVALHO SARAIVA
M° DAS MERCEIS FARIAS DE OLIVEIRA
M° ROSÂNGELA BETÂNIOS LAURENTINO

RELATÓRIO DA PALESTRA NA VILA JARAGUÁ

Ficamos responsáveis por efetuar uma palestra sobre doenças que podem afetar as pessoas do sexo masculino. Tivemos uma audiência significativa de pelo menos 20 homens e apesar das condições pouco favoráveis para a realização da palestra, conseguimos obter uma interação muito proveitosa com público alvo. Conforme declararam ficaram muito gratos pelas orientações e até chegaram a se comprometerem em buscar cuidados com mais freqüência, objetivando uma melhor qualidade de vida. Concluímos a atividade com uma distribuição de panfletos, preservativos, um agradável coffee break e alcançando o nosso principal objetivo que foi mostrar que todos podem viver sem medo e sem culpa, adotando medidas preventivas individuais e coletivas. Segue em anexo as fotos da palestra, como comprovação do nosso trabalho. Com o foco preventivo levamos as principais orientações sobre as seguintes doenças:
HIPERTENSÃO ARTERIAL

O que é a Hipertensão Arterial?

Para definirmos o que é a hipertensão arterial, primeiro é necessário saber o que é a pressão arterial. A pressão arterial é a força que o fluxo sangüíneo exerce nas artérias, ou seja, a força como sangue passa pelas artérias e a HIPERTENSÃO é o aumento da pressão ou da força com que o sangue passa pelas artérias podendo causar muitos problemas.
Quais são as causas da hipertensão arterial?
Obesidade, vida sedentária, estresse, ingestão excessiva de álcool e sal na alimentação podem causar hipertensão arterial.
Quais são os sintomas da hipertensão arterial?
Hipertensão arterial ou pressão alta é chamada de "assassina silenciosa".Pois geralmente não causa qualquer tipo de sintoma durante muitos anos, até que chegue a atingir algum órgão importante do nosso corpo. Se uma pessoa com hipertensão arterial passar um longo período sem tratamento, sintomas como dor de cabeça, fadiga, náusea, vômito, falta de ar, visão borrada.
Como diagnosticar a Hipertensão Arterial?A hipertensão arterial é diagnosticada, freqüentemente, em um consulta médica casual. O diagnóstico não pode ser baseado em apenas um registro. Tem haver um acompanhamento durante algum tempo para observar se a pressão continua alta. Pois, às vezes a pressão sobe por algum fato, mas logo volta ao normal, então a pessoa não tem problema de hipertensão.
Como tratar a hipertensão arterial ?

A hipertensão arterial não tem cura, mas pode ser tratada para prevenir complicações. As pessoas que já tem hipertensão devem:

• Pessoas acima do peso normal são aconselhadas a reduzir o peso.
• Redução na quantidade de sal ingerido na alimentação.
• Redução da ingestão de bebidas alcoólicas.
• Exercícios físicos.
• Fumantes devem parar de fumar.

• Conforme prescrição médica, se necessário o uso de medicamentos.
Como prevenir a hipertensão arterial?

A melhor maneira de prevenir é através de "modificações do estilo de vida. A redução do peso, alimentação adequada, Praticar atividades físicas; não ingerir bebida alcoólica em excesso, não fumar, fugir do estresse.
O que acontece se a pressão alta não for tratada?
Por causa da pressão alta a pessoa pode desenvolver outras doenças como: problemas cardíacos aumentam a possibilidade de doenças dos rins, derrames e outras doenças. Entre 1981 a 1990, as doenças do coração foram a maior causa de mortalidade no Brasil, ultrapassando acidentes, neoplasias (câncer), e doenças respiratórias.

DIABETES

O diabetes é uma doença muito séria que pode causar a morte.
Diabetes é muito açúcar no sangue que prejudica o corpo.
Um nível normal de açúcar no sangue mantém a pessoa saudável.
Um nível baixo demais (menos de 70) faz com que a pessoa se sinta fraca e suada.
Um nível alto demais (mais de 200) faz com que a pessoa se sinta cansada e sonolenta.
Com o diabetes, você pode perder:
Sua vista, Seus pés, Sua habilidade sexual
Pode prejudicar Seu coração, Seu cérebro, Seus rins, Seus vasos sangüíneos, Seus dentes.
Não há cura para o diabetes, MAS você PODE controlá-la!
Há Três Tipos de Diabetes:
O tipo 1: Normalmente afeta aos jovens. Trata-se com insulina.
O tipo 2: É o tipo mais comum. Normalmente afeta as pessoas com mais de 30 anos de idade.
Pode-se usar insulina ou tomar pastilhas (para controlar o diabetes).
O tipo 3: Acontece durante a gravidez. (Normalmente desaparece depois da gravidez). A mãe deve receber tratamento especial a fim de poder dar a luz a um bebê saudável.
SINTOMAS:
Os sintomas da diabetes mais comuns são a sede intensa, urina frequente, fome frequente, cansaço, perda de peso repentina, demora para curar ferimentos, pele seca, formigamento nos pés e visão borrada. Entretanto, algumas pessoas não chegam a apresentar estes sintomas.
Fatores de risco para diabetes: ou fatores que podem levar ao desenvolvimento da diabetes:
Idade acima de 45 anos, História familiar de diabetes, Doença cardiovascular, Hipertensão, Obesidade e Uso de drogas.
Como prevenir?
É possível evitar ou retardar o aparecimento do diabetes desde que se mantenha o peso, pratique atividades físicas, evitando o sedentarismo, e evite a obesidade, tenha alimentação correta, sempre fazendo exames, principalmente quem tem familiares com diabetes.
Pra quem já é diabético, evitar:
Bolos e tortas, Batatas fritas, Sorvetes, Doces, Sal, Manteiga e margarina, Pasteis, Comidas fritas, Maionese, bebida alcoólica e outros.
CÂNCER DE PELE:
O câncer da pele é um crescimento descontrolado e anormal das células que compõe a pele. O câncer da pele é o mais freqüente entre todos os tumores existentes.
COMO EVITAR?
Devemos ficar atentos quando uma pinta começa a apresentar variações de Coloração - Se numa mesma pinta começam a surgir várias cores como preto, azul, cinza, esverdeado, vários tons de marrom. Tamanho - Se a pinta vem crescendo ou diminuindo. Bordas - Observar se as bordas estão ficando irregulares. Porque quanto mais cedo for reconhecido, maiores serão as chances de cura através de procedimentos simples. Um exame muito simples feito no consultório do dermatologista pode diagnosticar se o que você tem é câncer ou não.
Evitar a exposição solar excessiva em pessoas de pele clara e com muitas pintas. É muito importante usar filtro solar de fator de proteção 15 ou mais e que ele seja reaplicado a cada 2 horas. O ideal é aplicar o protetor na pele 30 minutos antes da exposição solar. Além disso, evitar o sol entre 10:00 e 16:00 horas.

CÂNCER DE PRÓSTATA:

O QUE É?
O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade.
COMO SE DESENVOLVE?
Pode ser um fator genético, a presença de CP em parentes do primeiro grau aumenta a possibilidade de desenvolver esse câncer.
Pode ser fator hormonal, pois, esse câncer regride de maneira significativa com a diminuição dos hormônios masculinos.
Ultimamente, tem se dado muita atenção ao fator dieta. Dietas ricas em gordura podem levar ao câncer e as ricas em fibras e tomate diminuem o seu aparecimento.
SINTOMAS: Nas fases iniciais nada se sente. Nos casos de CP que apresentam sintomas, o paciente se queixa de dificuldade para urinar, jato urinário fraco, sensação de não esvaziar bem a bexiga, ou seja, sintomas de obstrução urinária. Sangramento na urina pode ser uma queixa, embora mais rara. O paciente pode manifestar dores ósseas como sinal de uma doença mais avançada (metástases). Anemia, perda de peso, adenopatias (ínguas) no pescoço e na região inguinal podem também ser a primeira manifestação da doença.
COMO SE FAZ O DIAGNÓSTICO?
Todo o homem a partir dos 45 anos deve realizar o toque retal, principalmente aqueles com história familiar de CP e de câncer de mama, independentemente de sintomas. O diagnóstico precoce é muito importante, por ser esse um câncer curável nos estágios iniciais.
DST= CADERNOS ILUSTRATIVOS


A importância de conhecer o corpo e examinar os órgãos genitais;
DSTs, transmitidas por vírus, bactérias, outros;
Podem provocar: infecção nos órgãos sexuais, lesões no corpo, risco maior de câncer no pênis, esterilidade, e até a morte;
Pessoas com DST podem apresentar:corrimentos, ardor ou dor ao urinar, dor na relação sexual, verrugas nos genitais ou ânus, bolhas e feridas nos genitais ou ânus, mau-cheiro nos genitais, coceira no genitais;
Incentivo da procura ao atendimento nos serviços de saúde mais próximos;
Esplanação sobre as principais DSTs: Hepatite B, Chato, cranco mole, sífilis, Herpes genital e AIDS e;
Como usar adequadamente a camisinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário