Musica no blog

contador de visitas
contador de visitas

quarta-feira, setembro 28, 2011

Transporte intra-hospitalar de pacientes críticos adultos:



A elaboração de um website e de um protocolo de condutas*
VALNICE DE OLIVEIRA NOGUEIRA
Enfermeira. Mestre em Enfermagem – UNIFESP;
Professora do Curso de Enfermagem – UNINOVE.
vallnog@uninove.br
HEIMAR DE FÁTIMA MARIN
Orientadora. Enfermeira. Doutora em Ciências.
Professora Adjunta. Livre-Docente do Departamento de Enfermagem – UNIFESP.
ISABEL CRISTINA KOWAL OLM CUNHA
Co-orientadora. Enfermeira. Doutora em Saúde Pública.
Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem – UNIFESP.
Recebido em: 18 maio 2004
Aprovado em: 17 jun. 2004


Intra-hospitalares de transporte de adultos em estado crítico:

o desenvolvimento de um site e um protocolo de comportamento *
VALNICE DE OLIVEIRA NOGUEIRA
Enfermeira. Mestre em Enfermagem - UNIFESP;
Professor de Enfermagem - UNINOVE.
vallnog@uninove.br
HEIM DE FATIMA MARIN
Orientação. Enfermeira. Doutor em Ciências.
Professor Adjunto. Professor associado do Departamento de Enfermagem - UNIFESP.
ISABEL CRISTINA CUNHA Kowal OLM
Co-orientador. Enfermeira. Doutora em Saúde Pública.
Professor Associado do Departamento de Enfermagem - UNIFESP.
Recebido: 18 mai 2004
Aprovado: junho 17, 2004

* Texto extraído da dissertação de Mestrado em Enfermagem em Saúde
Adulto, Linha de Pesquisa Informática em Saúde - Universidade
Federal de São Paulo (UNIFESP), 2003. Informações on-line sobre
intra-hospitalar transporte de pacientes graves em 30 adultos em abril de 2003.
Trasnport do hospital crítica mal pacientes adultos: uma elaboração do website e as orientações
Intra-hospitalares de transporte de adultos em estado crítico: o desenvolvimento de um site e um protocolo de conduta

Introdução
TI permite uma série de avanços na
vários campos do conhecimento, permitindo que
classificação, organização e automação
consultas e informações (JR; SEIXAS, 1997). O
surgimento da Internet representou outro
passo importante na progressão da tecnologia,
estabelecer uma ligação entre este mundo eo
virtual e alterar significativamente
formas de pensamento, com a possibilidade de
indivíduos se relacionam em vários
distâncias com os objetivos, entre outros,
entretenimento e atividades relevantes para a
de trabalho. Évora (1995, p. 3) observa que
"Podemos ver que os avanços tecnológicos
mudanças criadas em muitas áreas da vida
moderna, uma vez que todas as organizações
usar alguma forma de tecnologia para
gerir os seus negócios e realizar tarefas. "
A utilização de ferramentas computacionais
em ações educativas, especificamente em
Ensino à distância é uma opção viável,
amplamente utilizado por várias universidades e
instituições de ensino no Brasil e no exterior. Durante o
últimas três décadas, a educação a distância
(EAD) está surgindo como um centro de atenção
atividades educativas em um número crescente de
mais e mais países, como uma forma de
escola cuja característica principal é a separação
Física entre professor e aluno, na maioria dos assíncrona
parte ou no total de atividades
por professores e alunos. É uma comunicação
via dupla, com base organizacional forte de apoio

Moraes (1998) argumenta que a importância da
educação a distância é, principalmente em suas
aplicações fora da sala de aula, em antecipação
os problemas da vida cotidiana, na preparação de
indivíduos a incorporar as mudanças, acho que
criativo e científico em suas vidas.
Tendo em conta a horizontalidade da
processos de comunicação interpessoal em
desenvolvimento de novas parcerias e mudanças
valores, a EAD é necessária como uma fundação
construção da cidadania.

Marin (2000) acredita que a informação é
essencial para a ação com qualidade.
No entanto, para ser útil e recuperável, deve
estar contidos no banco de dados que é
registrado e compartilhado com os profissionais
de saúde. O volume de dados utilizado por
enfermeiros e outros profissionais de saúde que
trabalhando em salas de emergência e terapia
Intensidade aumentou mais em
De acordo com os progressos alcançados nas áreas de
ciência e tecnologia.
Nesses setores, são
muitas vezes indivíduos com
condições classificadas como de alta pequena
complexidade e, portanto, o último
exigem intervenção imediata e precisa. Com
o advento de terapias intensivas ea emergência
novas ferramentas de diagnóstico aplicado ao
saúde, de transporte intra-hospitalar de pacientes
críticos tornou-se tendências inerentes
equipa de cuidados terapêuticos e cotidiana da saúde.
Por definição, este tipo de transporte é o
encaminhamento temporário ou permanente de
pacientes por profissionais de saúde dentro do
hospital, seja para fins de diagnóstico,
é para fins terapêuticos, é uma atividade
complexo, que é garantir que os
transportado para a preservação das condições
clínicas durante todo o curso do procedimento.
A principal razão para a remoção de pacientes
doente é a necessidade de usar
tecnologia de cuidado, e os peritos não
disponíveis na fonte e para incentivar
rápida recuperação do cliente. Uma série de
ações envolve a eficácia do transporte desses
e esses pacientes podem ser divididos em partes
relacionados ao paciente, recursos humanos e
recursos materiais. A maioria
complicações associadas com o transporte ocorre
ConScientiae Saúde, v. 3, p. 103-111. New York: UNINOVE, 2004.

por falta de instrução e atenção em sua equipe
conclusão, o planejamento de transporte e seus
sistematização, ea centralização dos serviços
treinamento da equipe são fundamentais para
sucesso de transporte (BROKALAKI et al., 1996).
Importante, a avaliação do
avaliação clínica dos pacientes antes da conclusão do
transportes, é essencial para o seu sucesso,
qualquer que seja sua finalidade. Os principais
complicações deste procedimento
estão relacionados com respiratórias e
e problemas com o equipamento cardiovascular.
Assim, a formação, de todos os membros
equipe é fundamental para garantir a ausência
complicações que são evitáveis. O
conhecimento de equipamentos, de familiarização
com o procedimento e trabalho em equipe são
parte integrante da formação.
Por outro lado, a informação do aumento
tem despertado nas especialidades citadas
pesquisadores e profissionais para buscar
resultados mais concretos que podem ser
imediatamente aplicados na prática de saúde
para o benefício do cliente / paciente. Assim,
veio a Prática Baseada em Evidências (PBE)
que mudou a prática na área da saúde em
últimos 20 anos. Lopes (2000) comenta que o
PBE, o movimento em direção à formação de
profissionais de saúde imbuídas de elevado espírito
crítica e capacidade de manter o processo
educação continuada, tem contribuído para
delinear novas estratégias e métodos didáticopedagógicos
avançar e disseminar o outro
desenvolvidos. No PBE, a informação gerada
são produzidos pela pesquisa clínica boa
de qualidade para orientar o profissional de saúde
no processo de tomada de decisão. Por isso,
não pode ser visto como um livro de receitas
procedimentos de saúde, como eles exigem um
abordagem que integre a evidência externa, a
experiência clínica e, muitas vezes,
preferências do paciente.

Martins, Shojania (2001) analisaram,
por meio de pesquisas baseadas em evidências,
ser essencial para a existência de um grupo de
profissionais especializados para realizar
pacientes criticamente enfermos. A experiência da equipe
emerge da necessidade de atender a três
questões principais: o desenvolvimento de
habilidades, atitudes e os melhores
conhecimento teórico e científico.

Vale ressaltar que a equipe de saúde, e
oferecer qualquer tipo de formação técnica, deve
também proporcionam bem-estar psicossocial
submetidos a transporte de pacientes do hospital-crítica.
A preservação da imagem física
confidencialidade do paciente e profissional são esperadas ações
por todos os componentes da equipe de saúde
envolvida no transporte, devido à
são suportados por códigos de ética
profissões de cuidados da saúde.
Considerando os avanços que são processados
no sector da saúde em favor de inovações
desempenho tecnológico das atividades
investigador profissional em unidades
considerada de alta complexidade,
enfrentando deficiências na prática diária, para
Através desta pesquisa desenvolvida uma página
educação sobre a World Wide Web, e representando
fornecer informações relevantes para
educação continuada de transporte intra-hospitalar
pacientes graves, aqueles submetidos a
a avaliação de especialistas da informação na
tecnologia da informação, de emergência, cuidados intensivos
clínicos gerais e enfermeiros, poderíamos propor uma
pipelines de protocolo para o transporte intra-hospitalar
pacientes adultos em estado crítico.

Materiais e métodos

Este estudo foi uma pesquisa
aplicada, inserido na Linha de Pesquisa
Informática em Saúde Núcleo de Informática
Enfermagem (nien), Universidade Federal
São Paulo (UNIFESP).

ART I G S

Intra-hospitalares de transporte de adultos em estado crítico: o desenvolvimento de um site e um protocolo de conduta
Para construir um site, ele usa um
ampla gama de aplicações e recursos
computador. A metodologia de desenvolvimento
seguiu as recomendações da Trochim (1999), que
propôs um modelo para a criação de websites
com base em um quadro para definir quatro
etapas de forma interativa e cíclica
avaliação, as atividades de mistura
planejamento, desenvolvimento e avaliação,
a saber:

• O primeiro passo foi a conceituação, ou seja,
organização e apresentação de conteúdo,
em que ele coletou informações para
construção do material em bases de dados
literatura nacional e internacional;

• O segundo, o desenvolvimento, cujo
conteúdo foi traduzido através do
recursos tecnológicos, utilizando o software
Microsoft Front Page ®, com a linguagem
Hypertext Markup Language (HTML), para
edição e Adobe Photoshop,
tratamento das imagens a serem
disponíveis;

• A terceira foi a implementação, em que
realizados os testes iniciais de navegação e
uso. Como a primeira atividade,
fornecidas ao site e Nien,
mais tarde, a UNIFESP rede;

• Na quarta etapa e final, de avaliação, através de
de que examinou as operações e
efeitos durante um curto, médio ou longo
período de tempo, o protocolo de pipes '
também foi avaliado nesta ocasião. Foram
especialistas convidados para a área
cuidados intensivos, emergência e
TI e enfermeiros generalistas
completou o grau no segundo semestre
2002, reuniões com antecedência
programada, na ocasião, os participantes
assinado Termo de Consentimento
Esclarecido e completaram um questionário
avaliação, cuja construção teve como
referência ao instrumento de coleta de dados
elaborado por Motta (2001) para desenvolver e
validar um software educacional
enfermagem e puericultura.
Resultados e discussão
Para melhor compreensão, a divisão
resultados em três subseções:

1. O site
O site é composto de 42 páginas, 34
imagens textuais e de oito a 22 distribuídos
como ilustração para apoiar o ensino. De
páginas textuais, oito são considerados
orientadores, como compor a opção do menu.
Ele pode ser acessado através da intranet da UNIFESP,
diretamente ligado ao nien em:
http://www.unifesp.br/denf/NIEn/transporte
ou por um provedor particular, cuja Locator
Uniform Resource (uniform resource
Locator [URL]) é http://www.transporteintra
hospitalar.hpg.com.br. Ao acessar o endereço
fornecido, o usuário encontra a página inicial
site que tem a apresentação mostrada na Figura 1.
ConScientiae Saúde, v. 3, p. 103-111. New York: UNINOVE, 2004.
Figura 1 - Página inicial do site de envio
intra-hospitalar pacientes adultos em estado crítico.
Heimar de Fátima Marin, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha; Valnice Nogueira de Oliveira

As opções do menu seguir uma ordem
de ensino para facilitar a compreensão do
dispostos informações para o usuário.
O primeiro eo segundo opção do menu
relatório à conceituação, contendo
"Considerações Iniciais" e "Propósito" de
website, respectivamente. A terceira opção
intitulado "Materiais e equipamentos 'discute o
indicação e uso de todos os materiais e
equipamentos necessários para transporte, bem
também permite a visualização. A opção
'Team' menu trata de formação profissional
equipe eo número de pessoal necessário para
transporte. Neste local, há também uma seção
fotos e um vídeo em que há uma simulação
um transporte intra-hospitalar.

"Complicações" na opção de menu, tais como
nome indica, aborda os principais
no procedimento e possíveis complicações
também oferece sugestões para evitar ou abolir
inconvenientes. Protocolo a opção de menu "
canos "sugere algumas ações antes, durante e
após o procedimento (discutido na Seção
depois disso). Asétima opção do menu direito
"Sites de Interesse" estabelece ligações com entidades
ensino de classe, e pesquisas relacionadas
especificamente para a enfermeira. Em
última opção do menu, 'Créditos', obtemos
informações sobre a origem do material,
profissionais e e-mail
entrar em contato com o autor.
Gripa (2002) considera que a hipermídia é
uma ferramenta de ensino importante no processo de
processo ensino-aprendizagem e que, ao aliar-se com o
recursos do computador, as pessoas obterão
máquinas mais poderosas, independentemente da
finalidades que possam ser utilizados. Ainda
comentários sobre a possibilidade de utilizar sons,
Vídeos, imagens e desenhos, entre outros meios.
Considera-se que o texto em excesso
podem ser fatores na distância
usuário e que, em um website, os recursos
gráfica, juntamente com a parte textual, desempenham um papel
significativa no que diz respeito à retenção
conhecimentos gerando informações.
É importante esclarecer que este site
seguido das decisões recomendadas pela
Agência de Pesquisa e Qualidade no Atendimento
Saúde (AHRQ) e com o Código de Conduta
Websites de saúde (Hon-código de conduta),
instituições que estão preocupados com
qualidade do conteúdo ea confiabilidade de
informações exibidas na Internet, com ligações
estabelecidos pelo site, sua acessibilidade e
navegação eo arranjo de cores, letras e
imagens que ele contém. Da mesma forma, o
determinações sugeridas pela Resolução n º
274/2002 do Conselho Regional de Enfermagem
(COREN), que prevê a utilização da Internet
por enfermeiros, também
foram cumpridos.

2. A avaliação

O site foi avaliada por duas categorias
avaliadores: os enfermeiros especialistas em
áreas de tecnologia da informação e cuidados de emergência
intensiva, que abrangem os temas
envolvidos no site, e as enfermeiras que
tinha completado sua graduação a partir do segundo
metade de 2002. Os peritos foram
divididos em dois grupos: clínicos e
especializada em tecnologia da informação. O primeiro
olhou principalmente para a qualidade de
conteúdo disponível no site, enquanto o
o segundo avaliou os recursos computacionais
website, ou de navegação, o uso de
botões para navegação, o uso de imagens e
cores e todo o projeto, o grupo de peritos
com a participação de 12 enfermeiros.
Quanto à participação no processo, nove
enfermeiros recém-formados, o objetivo era
verificar a utilidade e clareza do material
relação aos conteúdos adquiridos nas disciplinas
que compõem o currículo de graduação

ART I G S

Intra-hospitalares de transporte de adultos em estado crítico: o desenvolvimento de um site e um protocolo de conduta

Enfermagem. O pesquisador acompanhou a
visite o site de ambos os especialistas e
dos enfermeiros. O tempo levado pelo grupo
especialistas e pelo grupo de enfermeiros para
navegação no site foi de 37 e 21 minutos,
, respectivamente.
Após a etapa de navegação do site,
todos responderam a um questionário
de avaliação. Note-se que os questionários
foram preparadas de acordo com os objectivos
proposto para cada grupo: todos
continha perguntas fechadas que
pontuações atribuídas variados - mau, bom, muito
boa ou excelente. Para ambas as categorias de
avaliadores tiveram duas perguntas abertas
exposição para os pontos de vista e sugestões
navegou no material.

O grupo de avaliadores classificados
os médicos receberam um questionário
com 11 perguntas - nove e dois fechados
aberto. Dirigiu-se à adequação dos fechada
conteúdo e metodologia utilizada em ambientes
ensino e uso da cor e imagens de forma não-
, manuseio, exaustiva e design do site
qualidade da informação confiável e protocolo
dutos. Nota, com isso, a prática
é uma atividade baseada em evidências
Enfermagem inovadoras.

As 11 perguntas (nove e dois fechados
aberto) para o grupo de avaliadores
classificadas como especialistas em informática
abordaram o uso de botões de navegação,
que a visitação não foi agradável e
evitar dúvidas, e várias opções
caminhos dentro do site - o tamanho da fonte, use
imagens e cores e telas de comutação tempo, como
locais que dificultam a visitação pesados ​​e
limitar alguns usuários. A relação entre texto e
imagens era relevante para o usuário
independentemente do seu conhecimento sobre o
assunto, desde gramática
compreensão do texto e, finalmente, a quantidade
apresenta informações e interface
propiciou um ambiente agradável, com
boa estrutura.
Para o grupo de avaliadores classificados
enfermeiras como generalistas (recémgraduados)
havia oito perguntas fechadas que
clareza e objetividade dos conteúdos relacionados,
uso de cores, o vocabulário, as imagens
(Fotos e vídeo disponível no site), interface
e navegação. Além destes, depois da visita, foram
feitas mais duas perguntas abertas, destinadas a
recolher opiniões e sugestões sobre o site para
análise mais aprofundada.
Com respeito às opiniões em geral, a
assessores, independentemente da categoria,
informou que o site é extremamente
relevância, é um informativo e excelente
conteúdo, é fácil de usar e contribuir para
divulgação de informações e programas
treinamento e desenvolvimento.
As sugestões sobre o material
avaliada envolveu o textual e
alterações ortográficas de imagens e botões
navegação e as ações apropriadas como bloqueio
imagens e vídeo para evitar o uso indevido por
outros usuários. Eles também sugeriram a criação de um
espaço virtual para discussão e compartilhamento
materiais relevantes para o assunto.
Terminar de ler as opiniões dos avaliadores
e discussão realizada com o supervisor de
estudo, as alterações no site recebeu
conteúdo e design.

3. O comportamento do protocolo
O projeto propôs um protocolo de
duto surgiu da constatação da escassez de
bibliografia sobre o assunto no país em
pergunta. Visa proporcionar uma forma de
padronização para as ações que compõem uma
tratamento / serviço, com base numa
relação melhor e mais eficiente entre
conhecimento e aplicação prática. Que
ConScientiae Saúde, v. 3, p. 103-111. New York: UNINOVE, 2004.
Heimar de Fátima Marin, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha; Valnice Nogueira de Oliveira

padronização é uma alternativa para se qualificar
assistência prestada ao paciente e otimizar
cuidados prestados pelos profissionais de saúde
envolvidas no transporte. Esta prática tem
tornar-se muito comum na área da saúde:
sociedades de especialidades diversas adotaram
o uso de guias de conduta, a fim de
universalizar e igualar cuidado.
Para manter a consistência do PAS é necessário
integrar as evidências clínicas experiência,
experimentado na prática, os atributos de
competência (a tríade do conhecimento /
habilidade / atitude) e os preceitos que norteiam
ética. A combinação desses itens permite
processo decisório fundado na
melhor qualidade de atendimento ao paciente.
Certamente o ganho esperado é a redução
complicações, as taxas de
morbidade e custos mais baixos. TO
Como a informação será
decodificada, tornam-se guias
conduta ou protocolos clínicos (ou diretrizes
clínicas). Simplesmente, guias de conduta
referem-se a diretrizes e procedimentos
a serem adotados, e protocolos clínicos dizem
respeito à orientação e comportamento
sugeriu. Waydhas acordo (1999), para
prevenir os efeitos adversos de transporte intra-hospitalar,
guias de conduta e protocolos ou
devem ser seguidos na organização do
procedimento e profissionais qualificados
equipamentos necessários para o monitoramento
condição médica do paciente deve estar disponível para
excelente serviço.

O comportamento de protocolo na entrega de
atendimento ao paciente crítico durante o adulto
transporte, seja qual for a indicação,
desenvolvido em três áreas: avaliação da
avaliação do paciente e da equipe de avaliação
material / equipamento.

O primeiro eixo é ligado a
conhecimento e avaliação das condições clínicas
cliente, bem como o acompanhamento
cardiorrespiratória antes, durante e após a
procedimento. É interessante notar que a avaliação
risco / benefício do transporte deve ser tomada
em consideração, pois determina o sucesso e
falha do procedimento. A segunda diz
sobre a composição, eo conhecimento científico
equipa de formação, enquanto
realizar o transporte intra-hospitalar. O
participação de enfermeiras, médicos,
fisioterapeutas e auxiliares de enfermagem (esta
tarifa depende da necessidade do paciente
ea realidade da instituição de saúde)
qualificados e constantemente atualizados, como
também a divisão de tarefas e organização
durante todas as fases de transporte, é a garantia
a redução ou ausência de complicações para
cliente. O terceiro eixo está relacionado com
avaliação de equipamentos e materiais
fazer o transporte. Estes dispositivos devem ser
verificados antes de qualquer procedimento e
precisam estar em perfeito estado, a
que requer manutenção periódica.

Para a avaliação do material desenvolvido
contou com a participação de uma enfermeira
prática de especialistas baseada em evidências,
que sugeriu algumas modificações, prontamente
implementadas. Durante a avaliação do site, o
recomendações protocolo também foram
submetidas a este processo. Verificou-se que
especialistas em cuidados intensivos
considerada a sua emergência adequadas
preparação e aplicação no processo de cuidar.
The Journal of the American Medical Association
(Jornal da Associação Médica Americana [JAMA]), de
2000, apresentados através de suas publicações
Eletrônica, um documento que discute o nível
evidências e graus de recomendação em
elaboração de um guia de conduta ou
clínicas. Níveis de evidência são baseados em
desenhos de estudo e de qualidade
estudos individuais e metodológicas

ART I G S

Intra-hospitalares de transporte de adultos em estado crítico: o desenvolvimento de um site e um protocolo de conduta

classificados nos níveis 1, 2 e 3 de acordo com
força de recomendação e os tipos de estudos
foram construídos - quanto maior o número de
ensaios clínicos ou meta-análise, maior a
força. Os graus de recomendação para
avaliação clínica dos pacientes, considerando a
ensaios clínicos e desenvolvimento de
guias de conduta e protocolos ou clínica, são
classificados em A, B, C e D estão diretamente
relacionadas com a evidência disponível
(
Como descrito, as recomendações foram
divididos em três grupos: avaliação do paciente,
equipa de avaliação e de avaliação
material / equipamento. Os itens contidos no
cada nível de grupo presente
recomendação (NR) e os níveis de evidência
(GE), por exemplo, nível 1, nível A. Isso
classificação está disponível no site para
o usuário está familiarizado com a terminologia
e entender melhor o material sugerido
(
Conclusão

O site de informação on-line sobre Transporte
Intra-hospitalares pacientes criticamente doentes desenvolveram
durante a Pós-Graduação
UNIFESP Enfermagem, está disponível na rede
World Wide Web, tendo sido
avaliado e aprovado por especialistas em 12
áreas de tecnologia da informação e cuidados de emergência
intensiva nove enfermeiros e clínicos gerais.
Este endereço também é encontrado
gasodutos de transporte de protocolo hospital
pacientes adultos em estado crítico,
desenvolvido no mesmo tempo que o website.
A atualização periódica do material,
substituição de imagem, incluindo contra
ações de acesso e de e-mail são idealizados
pelo autor no processo de manutenção e
avaliação website. A criação de um grupo de
discussão virtual ea expansão das informações
sobre ele em todas as partes interessadas possíveis
o pesquisador também são propostas.
Vale ressaltar que o material desenvolvido
deve ser considerada apenas como
recomendação, devido à indisponibilidade de
tempo para a sua validação e sua conseqüente
ConScientiae Saúde, v. 3, p. 103-111. New York: UNINOVE, 2004.
Figura 2 - "classificação da força de evidência 'Link.
Figura 3 - recomendações Link 'no transporte
Intra-hospitalar pacientes criticamente enfermos. "
Heimar de Fátima Marin, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha; Valnice Nogueira de Oliveira

usar como um guia de conduta.
O conjunto dessas características é o novo
estratégia de mudança de comportamento que
educação e necessidade de saúde, esperando que
usuários e especialistas para fazer o melhor uso desta
informações em busca de suas aspirações
pessoal e profissional.

Referências

BROKALAKI, H. J. et al. Intra-hospitalares de transporte:
Riscos e monitoramento. Enfermagem de Terapia Intensiva e Critical, n.
12, p. 183-86, 1996.
CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM (COREN). Resolução n º
274/2002. Prevê a utilização da 'internet' por
enfermeiros e outras medidas.
Disponível em: resolucoes.html> Acesso em: 07 de janeiro de 2003.
Évora, YDM Processo de informatização em enfermagem:
diretrizes básicas. São Paulo: EPU, 1995.
GRIP, I. hipermídia como ferramenta de aprendizagem.
Disponível em: <~ http://www.cce.ufsc.br/ Ulbricht /
hipermidia/artigos/art/art3.html> acessada 08 de abril de 2002.
Journal of American Medical Association. Hierarquia
força da evidência para as decisões de tratamento.
Journal of the American Medical Association, n º 284, p. 1290 -
1296, 2000.
JUNIOR, W. R; SEIXAS, J. Á. S. Computadores e Internet - Microsoft
O Windows 295. New York: Mav, 1997.
LANDIM, C. M. M. P. F. A educação a distância: algumas
considerações. Rio de Janeiro: 1997.
LOPES, A. A. Medicina baseada em evidências: a arte de
aplicar o conhecimento científico na prática clínica. Revista
Associação Médica Brasileira, n º 46, p. 285-288, 2000.
MARIN, H. F. Vocabulário: recurso para a construção de
Dados de enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, v. 13,
p. 86-89, 2000.
MARTINS, S. B; SHOJANIA, KG Fazer seguro de saúde: a
análise crítica das práticas de segurança do paciente. Evidência
Relatório / Technology Assessment, n. º 43, de 2001. Disponível em:

Acessado em 12 de julho de 2002.
MORAES, MC Novas tendências para o uso da tecnologia
informação sobre educação, 1998. Disponível em: www.edutecnet.com.br/textos/alia/misc/edmcand2.htm>
Acesso em: 31 de julho de 2002.
MOTTA, M. C. S. Software saúde infantil enfermagem:
desenvolvimento e validação. Rio de Janeiro: 2001. 147p. Tese
(Doutorado em enfermagem). Universidade Federal de
Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro: 2001.
Trochim, websites W. M. K. Avaliação, 1999. Disponível
em: webintro / webintro.htm>. Acessado em 12 de abril de 2002.
WAYDHAS, C. transporte Intra-hospitalar de pacientes criticamente enfermos.
American College of Critical Care, n º 3, p. 83-89, 1999.
ART I G S

Intra-hospital transport of critically ill adults:

the development of a website and a protocol behavior *
VALNICE DE OLIVEIRA NOGUEIRA
Nurse. Master in Nursing - UNIFESP;
Professor of Nursing - UNINOVE.
vallnog@uninove.br
HEIM OF FATIMA MARIN
Guidance. Nurse. Doctor of Science.
Adjunct Professor. Associate Professor of the Nursing Department - UNIFESP.
ISABEL CRISTINA CUNHA Kowal OLM
Co-advisor. Nurse. PhD in Public Health.
Associate Professor, Department of Nursing - UNIFESP.
Received: May 18, 2004
Approved: 17 June 2004

* Text taken from the dissertation of Master of Nursing Health
Adult, Research Line Health Informatics - University
Federal de São Paulo (UNIFESP), 2003. Online information about
intra-hospital transport of critically ill patients in 30 adults in April 2003.
Trasnport of-hospital critical ill adults Patients: an elaboration of the website and the guidelines
Intra-hospital transport of critically ill adults: the development of a website and a protocol of conduct

Introduction
IT enables a number of advances in
various fields of knowledge by allowing
organization, classification and automation
consultations and information (JR; SEIXAS, 1997). The
emergence of the Internet represented another
important step in the progression of technology,
establishing a link between this world and
virtual and significantly changing
forms of thought, with the possibility of
individuals relate in various
distances with objectives, among others,
entertainment and activities relevant to the
work. Évora (1995, p. 3) notes that
"We can see that technological advances
created changes in many areas of life
modern, since all organizations
use some form of technology to
run their businesses and accomplish tasks. "
The utilization of computational tools
in educative actions, specifically in
Distance learning is a viable option,
widely used by many universities and
education institutions in Brazil and abroad. During the
last three decades, distance education
(EAD) is emerging as a center of attention
educational activities in an increasing number of
more and more countries, as a form of
school whose main characteristic is the separation
Physical between teacher and student, in most asynchronous
part or in total activities
by teachers and students. It is a communication
double track, with strong organizational base of support

Moraes (1998) argues that the importance of
distance education is mainly in their
applications outside the classroom, in anticipation
the problems of everyday life, in the preparation of
individuals to incorporate changes, think
creative and scientific in their lives.
Taking into account the horizontality of
communication processes in interpersonal
development of new partnerships and changes
values, the EAD is required as a foundation
construction of citizenship.

Marin (2000) believes that the information is
essential to the action with quality.
However, to be useful and recoverable, must
be contained in the database that is
registered and shared with professionals
health. The volume of data used by
nurses and other health professionals who
working in emergency rooms and therapy
Intensity has increased more in
According to the progress achieved in the areas of
science and technology.
In these sectors, are
often individuals with
conditions classified as small high
complexity and, therefore, the last
require immediate intervention and accurate. With
the advent of intensive therapies and the emergence
new diagnostic tools applied to
health, in-hospital transport of patients
critics became inherent tendencies
therapeutic and everyday health care team.
By definition, this type of transport is the
temporary or permanent forwarding of
patients by health professionals within the
hospital, either for diagnostic purposes,
is for therapeutic purposes, is an activity
complex, which is to ensure that those
transported to the preservation of conditions
clinics throughout the course of the procedure.
The main reason for removing patients
sick is the need to use
care, technology and experts do not
available at the source and to encourage
speedy recovery of the client. A series of
actions involves the effectiveness of the transport of these
and these patients can be divided into shares
related to the patient, human resources and
material resources. Most
complications associated with the transport occurs
ConScientiae Health, v. 3, p. 103-111. New York: UNINOVE, 2004.

for lack of instruction and attention in his team
completion, the transportation planning and its
systematization, and the centralization of services
team training are key to
success of transport (BROKALAKI et al., 1996).
Importantly, the assessment
clinical assessment of patients before the completion of
transport, it is essential to your success,
whatever its purpose. The main
complications of this procedure
are related to respiratory and
and cardiovascular equipment problems.
Thus, training of all members of
team is paramount to ensure the absence
complications that are preventable. The
knowledge of equipment, familiarization
with the procedure and teamwork are
integral part of training.
On the other hand, the increased information
has aroused in the specialties cited
researchers and professionals to seek
more concrete results that can be
immediately applied in healthcare practice
for the benefit of the client / patient. Thus,
came the Evidence-Based Practice (EBP)
that has changed the practice in the area of ​​health in
last 20 years. Lopes (2000) comments that the
PBE, movement toward the formation of
health professionals imbued with high spirit
critical and ability to keep the process
continuing education, has contributed to
outline new strategies and methods didáticopedagógicos
advance and disseminate other
developed. In PBE, the information generated
are produced by good clinical research
quality to guide the health professional
in the process of decision making. Therefore, it
can not be viewed as a cookbook
health procedures, as they require a
approach that integrates the external evidence, the
clinical experience and, often,
patient preferences.

Martins, Shojania (2001) analyzed,
through research-based evidence,
be essential to the existence of a group of
specialized professionals to carry
critically ill patients. The expertise of the team
emerges from the necessity of attending to three
major issues: the development of
skills, attitudes and the best
theoretical and scientific knowledge.

It is noteworthy that the health team, and
to offer any technical training, should
also provide psychosocial well-being
subjected to critical patient-hospital transport.
The preservation of the physical image
patient and professional confidentiality are expected actions
by all components of the health team
involved in the transport, due to
are supported by codes of ethics
various health care professions.
Considering the advances that are processed
in the health sector in favor of innovations
technological performance of the activities
professional researcher in units
considered high complexity,
experiencing deficiencies in daily practice, for
Through this research developed a page
education on the World Wide Web, and representing
providing relevant information to
continuing education in-hospital transport
critically ill patients, those undergoing
the evaluation of information specialists in the
information technology, emergency, intensive care
general practitioners and nurses, we could propose a
protocol pipelines for the transport-hospital
adult critically ill patients.

Materials and methods

This study was a survey
applied, inserted on Line Research
Health Informatics Core Informatics
Nursing (nien), Federal University
São Paulo (UNIFESP).

ART I G S

Intra-hospital transport of critically ill adults: the development of a website and a protocol of conduct
To build a website, it uses a
wide range of applications and resources
computer. The development methodology
followed the recommendations of Trochim (1999), which
proposed a model for creating websites
based on a framework to define four
steps in an interactive and cyclic
assessment, blending activities
development, planning and evaluation,
namely:

• The First step was to conceptualization, ie,
organization and presentation of content,
in which he collected information for
construction of material in databases
national and international literature;

• The second, the development, whose
content has been translated through the
technological resources, using the software
Microsoft Front Page ®, with language
Hypertext Markup Language (HTML), to
editing and Adobe Photoshop,
treatment of images to be
available;

• The third was the implementation, in which
performed the initial tests of navigation and
use. As the first activity,
provided to the site and Nien,
later, the network UNIFESP;

• The fourth and final stage, evaluation, through
of which examined the operations and
effects during a short, medium or long
period of time, the protocol 'pipes
was also assessed on this occasion. Were
experts invited to the area
intensive care, emergency and
IT and generalist nurses
completed the degree in the second half
2002, meetings in advance
scheduled, on occasion, the participants
signed a Consent
Clarified and completed a questionnaire
assessment, construction of which took as
reference the data collection instrument
prepared by Motta (2001) to develop and
validate an educational software
nursing and childcare.
Results and discussion
For better understanding, the split
results in three subsections:

1. The site
The site consists of 42 pages, 34
textual and eight to 22 images distributed
as illustration for teaching support. Of
textual pages, eight are considered
guiding, as compose the menu option.
It can be accessed through the intranet, UNIFESP,
directly connected to the nien at:
http://www.unifesp.br/denf/NIEn/transporte
or by a particular provider, whose Locator
Uniform Resource (uniform resource
Locator [URL]) is http://www.transporteintra
hospitalar.hpg.com.br. By accessing the address
provided, the user finds the home page
website that has the presentation shown in Figure 1.
ConScientiae Health, v. 3, p. 103-111. New York: UNINOVE, 2004.
Figure 1 - Home page of the website shipping
in-hospital adult critically ill patients.
Heimar Fatima Marin, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha; Valnice Nogueira de Oliveira

The menu options follow an order
teaching to facilitate the understanding of
arranged information to the user.
The first and the second menu option
report to the conceptualization, containing
'Initial considerations' and 'Purpose' of
website, respectively. The third option
entitled 'Material and equipment' discusses the
indication and use of all materials and
equipment needed to transport as well
also allows viewing. The option
menu 'Team' comes to vocational training
team and the number of staff needed to
transport. In this place, there is also a section
photos and a video in which there is a simulation
an intra-hospital transport.

The menu option 'complications', such as
name implies, discusses the main
in the procedure and possible complications
also provides suggestions to prevent or abolish
drawbacks. The menu option 'Protocol
pipes' suggests some actions before, during and
after the procedure (discussed in Section
thereafter). Asétima menu option entitled
'Sites of Interest' establishes links with entities
class, teaching and research related
specifically to the nurse. In
last menu option, 'Credits', we obtain
information about the source of the material,
professionals and e-mail address
to get in touch with the author.
Gripa (2002) considers that hypermedia is
an important teaching tool in the process
teaching-learning process and that, by allying himself with the
computer resources, individuals will obtain
more powerful machines regardless of
purposes that may be used. Still
comments on the possibility of using sounds,
videos, pictures and drawings, among other means.
It is considered that the excess text
may be factors in the distance
user and that in a website, resources
graphics, together with the textual part, play a role
significant with regard to retention
information generating knowledge.
It is important to clarify that this site
followed the decisions recommended by
Agency Research and Quality in the Care
Health (AHRQ) and the Code of Conduct
Health Websites (Hon-code of conduct),
institutions that are concerned with
content quality and the reliability of
information displayed on the Internet, with links
established by the site, its accessibility and
navigation and the arrangement of colors, letters and
images it contains. Likewise, the
determinations suggested by Resolution No.
274/2002 of the Regional Council of Nursing
(COREN), which provides for the use of the Internet
by nurses, also
have been met.

2. The evaluation

The website was assessed by two categories
evaluators: the specialist nurses in
areas of information technology, and emergency care
intensive, which cover the topics
involved in the website, and the nurses who
had completed his graduation from the second
half of 2002. The experts were
divided into two groups: clinical and
specializing in information technology. The first
looked primarily to the quality of
content available on the site, while the
the second evaluated the computational resources
website, or navigation, the use of
buttons for navigation, the use of images and
colors and the whole project, the group of experts
with the participation of 12 nurses.
Regarding the participation in the process, nine
newly graduated nurses, the objective was
verify the utility and clarity of material
relation to the contents acquired in the subjects
that comprise the curriculum of undergraduate

ART I G S

Intra-hospital transport of critically ill adults: the development of a website and a protocol of conduct

Nursing. The researcher followed the
visit the website of both the experts and
of nurses. The time taken by the group
experts and the group of nurses to
site navigation was 37 and 21 minutes,
respectively.
After the step of navigating the website,
all responded to a questionnaire
evaluation. It should be noted that the questionnaires
were prepared in accordance with the objectives
proposed for each group: all
contained closed questions which would
assigned scores varied - bad, good, very
good or excellent. For both categories of
evaluators had two open questions
exposure for the views and suggestions
sailed on the material.

The group of evaluators rated
clinicians received a questionnaire
with 11 questions - nine and two closed
open. Addressed the adequacy of closed
content and methodology used in environments
teaching and use of color and images in a non-
exhaustive, handling and design of the website,
quality of reliable information and protocol
pipelines. Note, with this, the practice
is an evidence-based activity
Innovative Nursing.

The 11 questions (nine and two closed
open) for the group of evaluators
classified as computer experts
addressed the use of navigation buttons,
that visitation was not pleasant and
avoidance of doubt, and several options
paths within the site - the font size, use
images and colors and time switching screens, as
sites that hinder the heavy visitation and
limit some users. The relationship of text and
images was relevant to the user
regardless of their knowledge about the
subject, provided proper grammar
understanding of the text and, finally, the amount
information and interface features
propitiated a pleasant environment with
good structure.
For the group of evaluators rated
nurses as generalists (recémgraduados)
there were eight closed questions that
clarity and objectivity of the related content,
use of colors, vocabulary, images
(Photos and video available on the website), interface
and navigation. Besides these, after visitation, were
made two more open questions, designed to
collect opinions and suggestions on the website for
further analysis.
With respect to the opinions generally, the
assessors, regardless of category,
reported that the website is extremely
relevance, is an informative and excellent
content, is easy to use and contribute to
dissemination of information and programs
training and development.
The suggestions on the material
evaluated involved the textual and
orthographic changes of images and buttons
navigation and appropriate actions as blocking
images and video to prevent misuse by
other users. They also suggested the creation of a
virtual space for discussion and sharing
materials relevant to the subject.
Done reading the opinions of the evaluators
and held discussion with the supervisor of
study, changes in the website received
content and design.

3. The protocol behavior
The proposed design a protocol
duct arose from the realization of the scarcity of
bibliography on the subject in the country in
question. Seeks to provide a form of
standardization for actions that make up a
treatment / service, based on a
better and more efficient relationship between
knowledge and practical application. That
ConScientiae Health, v. 3, p. 103-111. New York: UNINOVE, 2004.
Heimar Fatima Marin, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha; Valnice Nogueira de Oliveira

standardization is an alternative to qualify
care provided to patients and optimize
care given by health professionals
involved in transport. This practice has
become very common in health care:
several specialty societies have adopted
the use of guides to conduct in order to
universalize and equalize care.
For consistency the SBP is needed
integrate the clinical evidence, experience
experienced in practice, the attributes of
competence (the triad of knowledge /
skill / attitude) and the precepts that guide
ethics. The combination of these items allows
decision-making process founded on the
better quality of patient care.
Surely the expected gain is the reduction
complications, rates of
morbidity and lower costs. TO
As the information will be
decoded, become guides
conduct or clinical protocols (or guidelines
clinics). Simply, guides of conduct
refer to guidelines and procedures
to be adopted, and clinical protocols say
respect to orientation and behavior
suggested. According Waydhas (1999), for
prevent adverse effects in-hospital transport,
guides of conduct and protocols or
must be followed in organizing the
procedure and qualified professionals
equipment needed for monitoring
patient's medical condition should be available for
excellent service.

The protocol behavior in the delivery of
critical patient care during the adult
transport, whatever the indication,
developed in three areas: evaluation of
patient assessment and evaluation team
material / equipment.

The first axis is linked to
knowledge and assessment of clinical conditions
the client as well as the monitoring
cardiorespiratory before, during and after the
procedure. It is worth noting that the evaluation
risk / benefit of transport must be taken
into consideration because it determines the success and
failure of the procedure. The second says
about the composition, and scientific knowledge
training team while
perform intra-hospital transport. The
participation of nurses, doctors,
physiotherapists and nursing assistants (this
tariff depends on the patient's need
and the reality of the health institution)
qualified and constantly updated, as
also the division of tasks and organization
during all stages of transport, is the guarantee
the reduction or absence of complications for
client. The third axis is related to
evaluation of equipment and materials
make up the transport. These devices must be
checked before any procedure and
need to be in perfect condition, the
that requires periodic maintenance.

For the evaluation of the material developed
counted on the participation of a nurse
expert evidence-based practice,
who suggested some modifications, readily
implemented. During the evaluation of the website, the
protocol recommendations were also
subjected to this process. It was found that
specialists in intensive care
considered their appropriate emergency
preparation and application in the care process.
The Journal of the American Medical Association
(Journal American Medical Association [JAMA]), of
2000, presented through its publications
Electronic, a document that discusses the level
evidence and grades of recommendation in
preparation of a guide of conduct or guidelines
clinics. Levels of evidence are based on
study designs and quality
individual studies and methodological

ART I G S

Intra-hospital transport of critically ill adults: the development of a website and a protocol of conduct

classified at levels 1, 2 and 3 according to
strength of recommendation and the types of studies
were built - the higher the number of
clinical trials or meta-analysis, the greater the
strength. These degrees of recommendation for
clinical evaluation of patients, considering the
clinical trial and development of
guides of conduct and protocols or clinical, are
classified into A, B, C and D are directly
related to the evidence available
(
As described, the recommendations were
divided into three groups: patient assessment,
assessment and evaluation team
material / equipment. The items contained in
each group present levels
recommendation (NR) and the levels of evidence
(GE), for example, level 1, level A. That
classification is available on the website for
the user is familiar with the terminology
and better understand the material suggested
(
Conclusion

The Online Information site on Transportation
Intra-hospital critically ill patients developed
during the Post-Graduate
UNIFESP Nursing, is available on the network
World Wide Web, having been
assessed and approved by experts in 12
areas of information technology, and emergency care
intensive nine nurses and general practitioners.
This address is also found
pipelines to transport protocol-hospital
adult critically ill patients,
developed at the same time as the website.
The periodic updating of the material,
image replacement, including counter
access and e-mail actions are idealized
by the author in the process of maintenance and
website evaluation. The creation of a group of
virtual discussion and expansion of information
about it at all possible stakeholders
the researcher are also proposed.
It is noteworthy that the material developed
should be considered only as
recommendation due to the unavailability of
time for its validation and its consequent
ConScientiae Health, v. 3, p. 103-111. New York: UNINOVE, 2004.
Figure 2 - Link 'classification of the strength of evidence'.
Figure 3 - Link 'recommendations on transportation
In-hospital critically ill patients. "
Heimar Fatima Marin, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha; Valnice Nogueira de Oliveira

use as a guide to conduct.
The assemblage of these features is the new
behavior change strategy that
education and health need, hoping that
users and experts to make best use of this
information in pursuit of their aspirations
personal and professional.

References

BROKALAKI, H. J. et al. Intra-hospital transportation:
Risks and monitoring. Intensive and Critical Care Nursing, n.
12, p. 183-86, 1996.
REGIONAL COUNCIL OF NURSES (COREN). Resolution No.
274/2002. Provides for the use of the 'internet' by
nurses and other measures.
Available at: resolucoes.html> Accessed: 7 January 2003.
Évora, Y. D. M. Process of computerization in Nursing:
basic guidelines. São Paulo: EPU, 1995.
GRIP, I. Hypermedia as a learning tool.
Available at: <~ http://www.cce.ufsc.br/ Ulbricht /
hipermidia/artigos/art/art3.html> accessed 8 April 2002.
JOURNAL OF AMERICAN MEDICAL ASSOCIATION. Hierarchy
strength of evidence for treatment decisions.
Journal of the American Medical Association, No 284, p. 1290 -
1296, 2000.
JUNIOR, W. R; SEIXAS, J. Á. S. Computers and Internet - Microsoft
Windows 295. New York: Mav, 1997.
LANDIM, C. M. M. P. F. Distance education: Some
considerations. Rio de Janeiro: 1997.
LOPES, A. A. Evidence-based medicine: the art of
apply scientific knowledge in clinical practice. Magazine
Brazilian Medical Association, No 46, p. 285-288, 2000.
MARIN, H. F. Vocabulary: a resource for building
Nursing data. Acta Paulista de Enfermagem, v. 13,
p. 86-89, 2000.
MARTINS, S. B; SHOJANIA, K. G. Making health care safer: a
critical analysis of patient safety practices. Evidence
Report / Technology Assessment, No 43, 2001. Available at:

Accessed 12 July 2002.
MORAES, M. C. New trends for the use of technology
information on education, 1998. Available at: www.edutecnet.com.br/textos/alia/misc/edmcand2.htm>
Accessed: 31 July 2002.
MOTTA, M. C. S. Software nursing infant health:
development and validation. Rio de Janeiro: 2001. 147p. Thesis
(Doctorate in nursing). Federal University of
Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro: 2001.
Trochim, W. M. K. Evaluating websites, 1999. Available
at: webintro / webintro.htm>. Accessed 12 April 2002.
WAYDHAS, C. Intra-hospital transport of critically ill Patients.
American College of Critical Care, No 3, p. 83-89, 1999.
ART I G S

Um comentário:

  1. There is pleasure in sin, but not peace. hey this is quote of the day for you because i really like your post thats why I've share the quote of the day :)
    Buy Dissertation
    custom Dissertation

    ResponderExcluir