RESUMO AV.II
ABDOME, PELVE, MMSS, MMII.
Membros Superiores (MMSS)
Trajeto de Irrigação
(ARTÉRIAS)
O trajeto de irrigação dos MMSS tem inicio na Artéria Subclávia Esquerda e Direita, tendo continuidade na artéria axilar e passando pela artéria braquial onde ela se bifurca na foca cubital em artéria radial e ulnar.
Trajeto de Drenagem
(VEIAS)
O trajeto de drenagem tem inicio na Veia Tronco Braqueocefalica direita e esquerda, onde se bifurca em veia cefálica (mais externa) e veia basílica (mais interna), logo após elas se encontram na foça cubital e continuam seu trajeto de cefálica e basílica.
Membros Inferiores (MMII)
Trajeto de Irrigação:
(ARTÉRIAS)
O trajeto de irrigação dos MMII tem inicio abaixo do diafragma, começa pela Artéria Aorta logo após a Artéria Ilíaca Comum que se bifurca em artéria ilíaca comum interna e externa, depois passa pela artéria femoral chegando assim na artéria poplítea que se bifurca em artéria tibial e artéria fibular, e termina com o arco arterial plantar e dorsal.
Trajeto de Drenagem:
(VEIAS)
O trajeto de drenagem dos MMII também tem inicio no Arco venoso Superficial e profundo, logo após passa pelas veias safena parva e safena magna, passando pela veia poplítea e logo após pela veia femoral, então se encontra com a veia ilíaca comum interna e externa e depois com a veia ilíaca comum e termina seu trajeto na veia cava inferior.
DIVISÃO DO ABDOME
Hipocôndrio Direito: fígado, rim (parte mais posterior), flexura cólica, colo ascendente e colo transverso.
Epigástrio: fígado, estômago (pedaço), pâncreas, artéria aorta descendente.
Hipocôndrio Esquerdo: baço, flexura cólica esquerda, rim.
Flanco Direito: parte do fígado.
Mesogástrio ou Umbilical: intestino delgado.
Flanco Esquerdo: colo descendente.
Fossa Ilíaca Direita: ceco e apêndice.
Hipogástrio: bexiga, útero (na mulher).
Fossa Ilíaca Esquerda: projeção do cólon sigmóide.
JURAMENTO OFICIAL DO CURSO DE ENFERMAGEM Juro dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e dedicação, guardando sem desfalecimento os segredos que me forem confiados. Respeitando a vida desde a concepção até a morte... mantendo elevados os ideais da minha profissão, obedecendo os preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições
quinta-feira, junho 16, 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário