Musica no blog

contador de visitas
contador de visitas

quinta-feira, junho 16, 2011

SISTEMA ARTICULAR

SISTEMA ARTICULAR
Articulações ou junturas são as uniões funcionais entre os diferentes ossos do esqueleto. São divididas nos seguintes grupos, de acordo com sua estrutura e mobilidade:
Articulações Fibrosas (Sinartroses) ou imóveis;
Articulações Cartilagíneas (Anfiartroses) ou com movimentos limitados;
Articulações Sinoviais (Diartroses) ou articulações de movimentos amplos.



ARTICULAÇÕES FIBROSAS (SINARTROSES)
As articulações fibrosas incluem todas as articulações onde as superfícies dos ossos estão quase em contato direto, como nas articulações entre os ossos do crânio (exceto a ATM). Há três tipos principais de articulações fibrosas:


Suturas
Sindesmoses
Gonfoses


Suturas
Nas suturas as extremidades dos ossos têm interdigitações ou sulcos, que os mantêm íntima e firmemente unidos. Conseqüentemente, as fibras de conexão são muito curtas preenchendo uma pequena fenda entre os ossos. Este tipo de articulação é encontrado somente entre os ossos planos do crânio. Na maturidade, as fibras da sutura começam a ser substituídas completamente, os de ambos os lados da sutura tornam-se firmemente unidos/fundidos. Esta condição é chamada de sinostose.


Exemplo de Sutura Craniana Exemplo de Sinostose (Sacro)


Sindesmoses
Nestas suturas o tecido interposto é também o conjuntivo fibroso, mas não ocorre nos ossos do crânio. Na verdade, a Nomenclatura Anatômica só registra dois exemplos: sindesmose tíbio-fibular e sindesmose radio-ulnar.

Gonfoses
Também chamada de articulação em cavilha, é uma articulação fibrosa especializada à fixação dos dentes nas cavidades alveolares na mandíbula e maxilas. O colágeno do periodonto une o cemento dentário com o osso alveolar.
Gonfoses - Dentes Primários e Permanentes








ARTICULAÇÕES CARTILAGÍNEAS (ANFIARTROSES)

Nas articulações cartilaginosas, os ossos são unidos por cartilagem pelo fato de pequenos movimentos serem possíveis nestas articulações, elas também são chamadas de anfiartroses. Existem dois tipos de articulações cartilagíneas:


Sincondroses
Sínfises


Sincondroses
Os ossos de uma articulação do tipo sincondrose estão unidos por uma cartilagem hialina. Muitas sincondroses são articulações temporárias, com a cartilagem sendo substituída por osso com o passar do tempo (isso ocorre em ossos longos e entre alguns ossos do crânio). As articulações entre as dez primeiras costelas e as cartilagens costais são sincondroses permanentes.
Sincondroses Cranianas:
Esfeno-etmoidal
Esfeno-petrosa
Intra-occipital anterior
Intra-occipital posterior

Sincondroses Pós-cranianas:
Epifisiodiafisárias
Epifisiocorporal
Intra-epifisária
Esternais
Manúbrio-esternal
Xifoesternal
Sacrais



Sínfises
As superfícies articulares dos ossos unidos por sínfises estão cobertas por uma camada de cartilagem hialina. Entre os ossos da articulação, há um disco fibrocartilaginoso, sendo essa a característica distintiva da sínfise. Esses discos por serem compressíveis permitem que a sínfise absorva impactos. A articulação entre os ossos púbicos e a articulação entre os corpos vertebrais são exemplos de sínfises. Durante o desenvolvimento as duas metades da mandíbula estão unidas por uma sínfise mediana, mas essa articulação torna-se completamente ossificada na idade adulta.

Sínfises:
Manúbrio-esternal
Intervertebrais
Sacrais
Púbica
Mentoniana



ARTICULAÇÕES SINOVIAIS (DIARTROSES)


As articulações sinoviais incluem a maioria das articulações do corpo. As superfícies ósseas são recobertas por cartilagem articular e unidas por ligamentos revestidos por membrana sinovial. A articulação pode ser dividida completamente ou incompletamente por um disco ou menisco articular cuja periferia se continua com a cápsula fibrosa, enquanto que suas faces livres são recobertas por membrana sinovial.

Classificação Funcional das Articulações

O movimento das articulações depende, essencialmente da forma das superfícies que entram em contato e dos meios de união que podem limita-lo. Na dependência destes fatores as articulações podem realizar movimentos de um, dois ou três eixos. Este é o critério adotado para classifica-las funcionalmente.

Articulação Monoaxial - Quando uma articulação realiza movimentos apenas em torno de um eixo (1 grau de liberdade). As articulações que só permitem a flexão e extensão, como a do cotovelo, são monoaxiais. Há duas variedades nas quais o movimento é uniaxial: gínglimo ou articulação em dobradiça e trocóide ou articulação em pivô.
- Gínglimo ou Articulação em Dobradiça: as superfícies articulares permitem movimento em um só plano. As articulações são mantidas por fortes ligamentos colaterais. Exemplos: Articulações interfalangeanas e articulação úmero-ulnar.
- Trocóide ou Articulação em Pivô: Quando o movimento é exclusivamente de rotação. A articulação é formada por um processo em forma de pivô rodando dentro de um anel ou um anel sobre um pivô. Exemplos: Articulação rádio-ulnar proximal e atlanto-axial.

Articulação Biaxial - Quando uma articulação realiza movimentos em torno de dois eixos (2 graus de liberdade). As articulações que realizam extensão, flexão, adução e abdução, como a rádio-cárpica (articulação do punho) são biaxiais. Há duas variedades de articulaçõees biaxiais: articulações condilar e selar.
- Articulação Condilar: Nesse tipo de articulação, uma superfície articular ovóide ou condilar é recebida em uma cavidade elíptica de modo a permitir os movimentos de flexão e extensão, adução e abdução e circundução, ou seja, todos os movimentos articulares, menos rotação axial. Exemplo: Articulação do pulso.
- Articulação Selar: Nestas articulações as faces ósseas são reciprocamente côncavo-convexas. Permitem os mesmos movimentos das articulações condilares. Exemplo: Carpometacárpicas do polegar.

Articulação Triaxial - Quando uma articulação realiza movimentos em torno de três eixos (3 graus de liberdade). As articulações que além de flexão, extensão, abdução e adução, permitem também a rotação, são ditas triaxiais, cujos exemplos típicos são as articulações do ombro e do quadril. Há uma variedade onde o movimento é poliaxial, chamada articulação esferóide ou enartrose.
- Articulação Esferóide ou Enartrose: É uma forma de articulação na qual o osso distal é capaz de movimentar-se em torno de vários eixos, que tem um centro comum. Exemplos: Articulações do quadril e ombro.

Existe ainda um outro tipo de articulação chamada Articulação Plana, que permite apenas movimentos deslizantes. Exemplos: Articulações dos corpos vertebrais e em algumas articulações do carpo e do tarso.

Estruturas das Articulações Móveis
Ligamentos
Os ligamentos são constituídos por fibras colágenas dispostas paralelamente ou intimamente entrelaçadas umas as outras. São maleáveis e flexíveis para permitir perfeita liberdade de movimento, porém são muito fortes, resistentes e inelásticos (para não ceder facilmente à ação de forças.
















Ligamentos do Joelho



Cápsula Articular
É uma membrana conjuntiva que envolve as articulações sinoviais como um manguito. Apresenta-se com duas camadas: a membrana fibrosa (externa) e a membrana sinovial (interna).
A membrana fibrosa (cápsula fibrosa) é mais resistente e pode estar reforçada, em alguns pontos por feixes também fibrosos, que constituem os ligamentos capsulares, destinados a aumentar sua resistência. Em muitas articulações sinoviais existem ligamentos independentes da cápsula articular denominados extra-capsulares ou acessórios e em algumas, como na articulação do joelho, aparecem também ligamentos intra-articulares.
Ligamentos e cápsula articular tem por finalidade manter a união entre os ossos, mas além disso, impedem o movimento em planos indesejáveis e limitam a amplitude dos movimentos considerados normais.
A membrana sinovial é a mais interna das camadas da cápsula articular e forma um saco fechado denominado cavidade sinovial. É abundantemente vascularizada e inervada sendo encarregada da produção de líquido sinovial. Discute-se que a sinóvia é uma verdadeira secreção ou um ultra-filtrado do sangue, mas é certo que contém ácido hialurônico que lhe confere a viscosidade necessária a sua função lubrificadora.



Discos e Meniscos
Em várias articulações sinoviais, interpostas as superfícies articulares, encontram-se formações fibrocartilagíneas, os discos e meniscos intra-articulares, de função discutida: serviriam a melhor adaptação das superfícies que se articulam (tornando-as congruentes) ou seriam estruturas destinados a receber violentas pressões, agindo como amortecedores. Meniscos, com sua característica em forma de meia lua, são encontrados na articulação do joelho. Exemplo de disco intra-articular encontramos nas articulações esternoclavicular e ATM.



Bolsas Sinoviais (Bursas)
São fendas no tecido conjuntivo entre os músculos, tendões, ligamentos e ossos. São constituídas por sacos fechados de revestimento sinovial. Facilitam o deslizamento de músculos ou de tendões sobre proeminências ósseas ou ligamentosas.



Tradução do português para inglês
GEARING SYSTEM
Joint or joints are the joints between the different functional skeletal bones. They are divided into groups according to their structure and mobility:
Fibrous joints (Sinartroses) or property;
Cartilaginous joints (Anfiartroses) or with limited movement;
Synovial joints (diarthrosis) or large movements of joints.



FIBROUS JOINTS (SINARTROSES)
The fibrous joints include all the joints where the surfaces of the bones are almost in direct contact, such as joints between skull bones (except ATM). There are three main types of fibrous joints:


Sutures
Syndesmosis
Gonfoses


Sutures
Sutures in the ends of bones have ridges or interdigitation, which keeps them closely and firmly united. Consequently, the connecting fibers are very short filling a small gap between the bones. This type of joint is found only between the plates of the skull. At maturity, the fibers of the suture beginning to be replaced completely, on both sides of the suture become firmly united / merged. This condition is called a synostosis.


Example Example of Cranial Suture synostosis (Sacro)


Syndesmosis
Brought these sutures the tissue is also fibrous, but does not occur in the bones of the skull. Indeed, the Anatomical Nomenclature records only two examples: syndesmosis syndesmosis tibio-fibular and radioulnar.

Gonfoses
Also called peg articulation, articulation is a specialized fibrous attachment to the alveolar spaces of the teeth and jaws in the jaw. The collagen of the periodontium joins the dental cementum with alveolar bone.
Gonfoses - Primary and Permanent Teeth








Cartilaginous JOINTS (ANFIARTROSES)

Cartilage in joints, bones are united by cartilage because of small movements are possible in these joints, they are also called anfiartroses. There are two types of cartilaginous joints:


Synchondroses
Symphysis


Synchondroses
The bones of a joint-type synchondrosis are united by a hyaline cartilage. Many synchondroses joints are temporary, with cartilage being replaced by bone over time (this occurs in long bones and some bones of the skull). The joints between the first ten ribs and costal cartilages are permanent synchondroses.
Synchondroses Skull:
Spheno-ethmoidal
Spheno-petrous
Intra-occipitoanterior
Intra-occipital posterior

Post-cranial synchondroses:
Epifisiodiafisárias
Epifisiocorporal
Intra-epiphyseal
Sternal
Manubrium-sternal
Xifoesternal
Sacral



Symphysis
The articular surfaces of bones united by symphysis are covered by a layer of hyaline cartilage. Among the bones of the joint, there is a fibrocartilaginous disc, which is the hallmark of the symphysis. These discs are compressible to allow the pubic to absorb impacts. The joint between the pubic bones and the joint between the vertebral bodies are examples of symphysis. During the development of the two halves of the mandible are united by a median symphysis, but this joint becomes completely ossified into adulthood.

Symphysis:
Manubrium-sternal
Intervertebral
Sacral
Pubic
Chin



Synovial joints (diarthrosis)


Synovial joints include most of the joints of the body. The bone surfaces are covered with articular cartilage and held together by ligaments lined by synovial membrane. The joint may be completely or incompletely divided by a meniscus or articular disk whose periphery is in continuity with the fibrous capsule while its free surfaces are covered with synovial membrane.

Functional Classification of Joints

The movement of the joints depends essentially on the shape of the surfaces that come in contact and means of union that can limit it. In dependence on these factors the joints can perform movements of one, two or three axes. This is the criterion used to classify them functionally.

Joint single axis - When a joint motion carries only around one axis (one degree of freedom). The joints that allow only flexion and extension, as the elbow, are monoaxial. There are two varieties in which the movement is uniaxial: ginglymus or articulation hinge and pivot joint or trocóide.
- Ginglymus or Articulation Hinge: the articular surfaces allow movement in one plane. The joints are held by strong collateral ligaments. Examples: interphalangeal joints and humeral-ulnar.
- Trocóide or Pivot Articulation: When motion is purely rotational. The joint is formed by a process in the form of pivot running in a ring or a ring on a pivot. Examples: proximal radio-ulnar articulation and atlanto-axial.

Biaxial joint - When a joint motion movements around two axes (2 degrees of freedom). The joints that carry out extension, flexion, adduction and abduction, and radio-carpal joint (wrist) are biaxial. There are two varieties of biaxial joints: saddle and condylar joints.
- Condylar Articulation: In this type of joint, an ovoid or condylar articular surface is received in an elliptical cavity in order to allow the flexion and extension, adduction and abduction and circumduction, ie, all joint movements, less axial rotation. Example: Articulation of the wrist.
- Joint Sealing: In these joints the bone surfaces are reciprocally concave-convex. Allow the same condylar movements of the joints. Example: carpometacarpal of the thumb.

Articulation Triaxial - When a joint motion movements on three axes (3 degrees of freedom). Joints that besides flexion, extension, abduction and adduction, also enable rotation, are said triaxial, whose typical examples are the joints of the shoulder and hip. There is a range where the movement is polyaxial, called articulation or enartrose spheroid.
- Articulation or Enartrose Spheroid: It is a form of joint in which the distal bone is capable of moving around multiple axes, which have a common center. Examples: hip and shoulder joints.

There is another type of joint called Articulation Plana, which only allows sliding movement. Examples: Articulations of vertebral bodies and in some joints of the carpus and tarsus.

Structure Joints Furniture
Ligaments
Ligaments are made of collagen fibers arranged in parallel or closely interlaced each other. They are soft and flexible to allow complete freedom of movement, but are very strong, tough and inelastic (not to yield easily to the action of forces.
















Knee Ligament



Joint Capsule
It is a connective tissue that surrounds synovial joints such as a cuff. It is presented with two layers: a fibrous membrane (outer) and synovial membrane (internal).
The fibrous membrane (fibrous cap) is more resistant and can be strengthened in some areas by fibrous bundles too, which are the capsular ligaments, to increase their resistance. In many synovial joints are independent of the joint capsule ligaments called extra-capsular and some accessories, such as in the knee joint, also appear intra-articular ligaments.
Ligaments and joint capsule is designed to maintain unity among the bones, but also prevent the undesirable movement plans and limit range of motion as normal.
The synovial membrane is the innermost layer of the joint capsule and form a closed sac called the synovial cavity. It is richly vascularized and innervated is responsible for the production of synovial fluid. It is argued that the synovium is a true secretion or an ultra-filtrate of blood, but it certainly contains hyaluronic acid which gives the viscosity necessary to lubricate his.



Disks and Menisci
In several synovial joints, filed the joint surfaces are fibrocartilaginous formations, discs and intra-articular menisci, discussed the function: serve the best adaptation of the areas that are interrelated (making them congruent) or structures would be designed to receive violent pressures, acting as shock absorbers. Menisci, with its characteristic half-moon-shaped, are found in the knee joint. Example of intra-articular disc found in the sternoclavicular joints and ATM.



Synovial Scholarships (Bursa)
Are cracks in the connective tissue between the muscles, tendons, ligaments and bones. They consist of unopened bags of synovial lining. Facilitate the sliding of muscles or tendons over bony prominences or ligaments.

Nenhum comentário:

Postar um comentário